Todos receberam seguro-defeso.
A vice-prefeita do município de Cedral, Zica do Sindicato, está no centro de uma denúncia envolvendo o uso indevido do seguro-defeso, benefício que deveria ser pago exclusivamente a pescadores artesanais. Segundo o UOL, além de Zica, sua filha, seu sobrinho e seu namorado também receberam o auxílio do INSS, mesmo exercendo atividades incompatíveis com a pesca.

O benefício, no valor de um salário-mínimo por até cinco meses, foi pago à vice-prefeita entre 2020 e 2024, período em que ela também atuou como professora. A filha de Zica, Ariane Cristina, é estudante de odontologia. Já o sobrinho, Arianderson, trabalha com mídias sociais. Enquanto o namorado de Zica, Laurenilson Filgueiras, foi servidor da prefeitura no período em que recebeu o seguro. Todos estão vinculados ao sindicato presidido pela vice-prefeita, o Sinpece, responsável por inscrever, em média, 2.200 beneficiários por ano no INSS.

Cedral é uma das cidades com maior concentração de pescadores per capita no país, com 4.600 registros no Ministério da Pesca, o equivalente a 60% da população adulta. A Controladoria-Geral da União iniciou uma auditoria em 23 municípios, inclusive a cidade maranhense, para apurar indícios de fraude no pagamento do seguro-defeso.

Do Blog do Leandro Miranda/Marrapá.