Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado de suas funções por determinação judicial nesta quinta-feira (6), no desdobramento da operação “Copia e Cola”, da Polícia Federal, que apura suspeitas de fraudes em contratos da área da saúde no município.

A decisão foi confirmada pela gestão municipal, que informou que só deve se pronunciar oficialmente nos próximos dias. Manga, que estava em Brasília, divulgou um vídeo nas redes sociais relatando ter sido surpreendido pela medida e insinuando motivação política.

No vídeo, o prefeito afirma que teria sido alvo de retaliação por “incomodar” adversários políticos e cita que, em conversas com parlamentares, foi alertado sobre riscos de exposição excessiva.

A operação desta manhã resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em Sorocaba. A Justiça também determinou bloqueio de bens de investigados que somam cerca de R$ 6,5 milhões, além de medidas como suspensão de cargos públicos e restrição de contato entre os suspeitos.

Os envolvidos podem ser enquadrados por corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e contratação irregular.