Secretário Orleans Brandão e o vereador André Campos

Secretário Orleans Brandão e o vereador André Campos

O secretário de Assuntos Municipalistas do Estado e pré-candidato ao governo, Orleans Brandão, marcou presença no ato em que o agora vereador André Campos (PP) assumiu oficialmente a presidência da Agência Executiva Metropolitana (AGEM).

O encontro simbolizou o alinhamento político e administrativo do novo dirigente com o Governo do Maranhão e reforçou o peso estratégico do órgão na condução de políticas para os 13 municípios que compõem a Grande São Luís.

Durante o momento da posse, Orleans parabenizou André Campos e destacando a expectativa de um trabalho conjunto para ampliar ações estruturantes na região metropolitana. A fala do secretário — uma das principais figuras do governo e nome em ascensão para a disputa majoritária de 2026 — deu o tom político do ato.

“Hoje é um dia muito importante. O André Campos tomou o posto como presidente da Agência Executiva Metropolitana. André, parabéns! Conte com o amigo Orleans, conte com o governador Brandão, a gente vai fazer um grande trabalho aqui. São 13 municípios que você vai tomar de conta pra gente levar obras e ações que vão melhorar a vida das pessoas. Conte comigo! Por São Luís, pela região metropolitana, estamos juntos!”, declarou Orleans.

A manifestação pública do secretário de Estado reforça a confiança do Palácio dos Leões na condução de André Campos e antecipa uma agenda de cooperação voltada para obras e políticas de impacto em mobilidade, infraestrutura, habitação e serviços essenciais.

A AGEM, criada em 2017, é responsável por articular projetos integrados entre os municípios da região metropolitana e tem papel decisivo em soluções compartilhadas que extrapolam os limites territoriais de cada cidade.

A chegada de Campos ao órgão só foi possível após a aprovação da Emenda à Lei Orgânica Nº 02/25, votada na mesma sessão em que o parlamentar anunciou o afastamento da Câmara Municipal de São Luís. A proposta, apresentada pelo vereador Nato Júnior (PSB), modernizou o Inciso I do Artigo 63 da Lei Orgânica para permitir que vereadores se licenciem sem perda de mandato ao assumir cargos de direção na Administração Pública Indireta — como autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e agências estaduais, caso da AGEM.

A atualização foi celebrada como um avanço institucional. Segundo o vereador Marquinhos (União), a legislação precisava ser compatibilizada com a estrutura administrativa contemporânea, corrigindo uma defasagem que limitava a atuação de parlamentares em funções estratégicas do Executivo.

Com a posse, André Campos deixa sua cadeira na Câmara de São Luís-MA, que passa a ser ocupada pelo suplente Anderson Borges (PP). Agora à frente da AGEM, ele assume a responsabilidade de coordenar políticas metropolitanas e executar projetos considerados essenciais para o desenvolvimento regional, contando com apoio direto do Governo do Estado e com a sinalização pública de parceria dada por Orleans Brandão.