Considera Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão o Festejo do “Círio de Nazaré”, no Município de Luís Domingues.
Art. 1º – Fica considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão o
Festejo do “Círio de Nazaré”, realizado anualmente, no Município de Luís Domingues.
Art. 2º – Ao Poder Público compete promover e executar as medidas e ações
JUSTIFICATIVA
Autoria: Dep. Fabiana Vilar
O presente projeto tem o condão de despertar nas autoridades a importância do evento religioso “Círio de Nazaré”, sobretudo a devoção a Nossa Senhora de Nazaré pelos Luís Dominguenses. A história do Círio de Nazaré se inicia em 1954 com a concretização do sonho de um paraense chamado Floriano Catarino Matos, cuja ideia era homenagear a Virgem de Nazaré. Com o apoio de sua esposa a Sra. Dolores Matos e da Sra. Bibi Lopes, transformaram em realidade a festa que viria a ser a maior festa religiosa do litoral do Maranhão.
Escolheram o terceiro domingo do mês de setembro daquele ano, para realizarem a primeira romaria pelas ruas da então Vila de Luís Domingues. Há 69 anos a população de Luís Domingues vive um dos mais importantes momentos de sua história, de sua fé religiosa. A cada ano que se passa a comunidade católica prepara uma festa gigantesca em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. São milhares de fieis que aproveitam o momento para “pagar” promessas e render graças e louvores à santa padroeira. A procissão é uma tradição entre os católicos, inclusive com a participação de barcos e dos povos ribeirinhos que moram nas proximidades da área urbana da cidade. O Círio de Nazaré em devoção a Nossa Senhora de Nazaré é uma das maiores festas religiosas do Brasil e da cidade de Luís Domingues.
Durante o dia da festa são realizadas missas, novenas, romarias, peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas mais diversas comunidades, dentre outras atividades. O Círio de Nazaré é um momento de renovação da fé. É o momento em que as famílias que residem na comunidade e as famílias que visitam a cidade de Luís Domingues se reúnem na fé e na esperança de dias melhores para todos.
A identidade do povo de Luís Domingues está muito vinculada a esse momento magico e é por isso que a cidade se prepara cada ano e cada vez melhor, para receber fieisde todos os lugares para celebrar a padroeira Nossa Senhora de Nazaré.
Todos esses anos a festividade conta com o apoio incondicional das autoridades locais e das famílias de Luís Domingues. O número de participantes aumenta a cada ano, graças aos romeiros e caravaneiros de Belém (PA), São Luís (MA), Bragança e de outras mais localidades deste imenso Brasil, que propagam a festa e a boa hospitalidade que recebem do povo de Luís Domingues.
As alegorias tradicionais como: Berlinda, Flores, Manto, Corda, Liturgia, Barca de Marujos, Anjos e Personagens Históricos do Cristianismo e a corda que puxa a Berlinda com imagem da Santa, tem um significado todo especial para os fieis; o povo quer pelo menos tocá-la para ligar a sua fé a Virgem de Nazaré.
Hoje o Círio de Nazaré é um evento constante do calendário religioso e cultural da cidade de Luís Domingues, realizado no mês de setembro. Várias pessoas da comunidade e até de outras paróquias de cidades da região ajudam na preparação e realização do evento. O Círio de Nazaré de Belém é a maior manifestação da fé católica no mundo, reunindo nas suas últimas edições cerca de dois milhões de fieis. Pois a cada ano na cidade de Luís Domingues também cresce o número de pessoas que vêm agradecer à mãe de Deus a sua intercessão valiosa. Portanto, submeto o presente projeto a apreciação dessa Augusta Casa Legislativa, ao tempo em que espero contar com a aquiescência dos meus nobres pares para que ao final, a nossa ideia tenha uma boa acolhida e posterior aprovação.
Plenário Deputado Estadual “Nagib Haickel”, do Palácio “Manoel Bequimão”, em
São Luís, 14 de junho de 2023.
FABIANA VILAR
DEP. ESTADUAL - PL



0 Comentários