SÃO FÉLIX DO XINGU | Um vaqueiro contratado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi m○rto nesta segunda-feira (15) após ser atingido por um t1ro durante uma operação federal na Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu, sudeste do Pará.
A ação faz parte do processo de desintrusão determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que prevê a retirada de ocupantes não indígenas e de gado mantido ilegalmente dentro do território.
O vaqueiro participava da retirada de animais quando foi alvo de uma emboscada arm4da na região conhecida como Linha 10, na estrada do "Capacete". Ele havia se afastado do grupo principal para reunir um gado que estava solto, momento em que foi atingido por um disp4ro à queima-roupa no pescoço durante uma emboscada.
Equipes de apoio tentaram prestar os primeiros socorros no local e removeram o homem de helicóptero até o hospital municipal de São Félix do Xingu, mas ele não resistiu aos ferimentos. O corpo foi resgatado por via aérea em um helicóptero para a base da operação.
Em nota oficial, o Ibama confirmou a morte e informou que a equipe “foi alvo de um ataque durante o cumprimento de decisão judicial do STF”. O instituto afirmou ainda que as autoridades competentes estão investigando o crime para identificar os responsáveis e responsabilizá-los conforme a lei.
O órgão manifestou solidariedade aos familiares e amigos da vítima e reafirmou o “compromisso com o cumprimento das decisões judiciais, a proteção das terras indígenas e a atuação integrada com os demais órgãos públicos”.
(Fonte: g1.globo.com)

0 Comentários