RODRIGO BOMFIM | O governador do Maranhão, Carlos Brandão (sem partido), deve anunciar o nome do interventor estadual no município de Turilândia durante a sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, marcada para a próxima segunda-feira (2), às 15h.


À coluna, interlocutores do governador afirmaram que o escolhido será um auditor fiscal e servidor de carreira, seguindo a linha técnica definida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA).


Na última segunda-feira (26), Brandão se reuniu com autoridades do Judiciário maranhense para tratar da intervenção. Participaram do encontro Froz Sobrinho, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão; Gervásio Protásio dos Santos, relator do pedido de intervenção no TJMA; e Maria da Graça Peres Soares Amorim, desembargadora da Terceira Câmara Criminal, responsável pelo julgamento do caso de corrupção no município.

A intervenção estadual foi autorizada pelo Justiça diante de um quadro de crise institucional na administração municipal.

O prazo inicial da intervenção em Turilândia é de 180 dias, podendo ser prorrogado mediante nova deliberação do colegiado do Tribunal de Justiça, caso não haja restabelecimento da normalidade institucional.


Após o envio do decreto de intervenção pelo Governo, a Assembleia Legislativa deverá convocar sessão extraordinária em até 24 horas para análise e aprovação da medida.