A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Polícia Civil e Polícia Militar, cumpriu, na última quarta-feira (25/02), um mandado de prisão contra o empresário identificado pelas iniciais S.W.F.N., suspeito de liderar roubos de cargas e outros crimes patrimoniais violentos com atuação interestadual. A prisão ocorreu no bairro Tabuleta, zona Sul de Teresina. A decisão judicial foi expedida pela Central de Inquéritos e Custódia do município de Imperatriz, no estado do Maranhão. A ação foi coordenada pelo Departamento Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), com apoio da Polícia Militar, por meio do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI).

FOTO: REPRODUÇÃO

Conforme as investigações, o suspeito exercia função estratégica na organização criminosa, sendo apontado como responsável pela articulação e coordenação de roubos de cargas no Piauí, com ramificações em estados vizinhos. Ele responde por roubo majorado, incluindo a subtração de veículos mediante restrição da liberdade das vítimas e uso de grave ameaça.

Entre os crimes atribuídos ao investigado está o roubo de uma carga de uísque avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão, ocorrido no dia 5 de fevereiro deste ano, no município de Monsenhor Gil. Na ocasião, houve disparos de arma de fogo contra duas vítimas, pai e filho. Os suspeitos fugiram em direção a Timon-MA. Durante a ação policial subsequente, dois indivíduos trocaram tiros com policiais militares e na sequência foram presos. S.W.F.N. conseguiu fugir e permanecia foragido até o cumprimento da ordem judicial.

O empresário também é investigado por possível participação em um latrocínio registrado no município de Governador Edson Lobão, que vitimou o idoso José de Oliveira Brito, de 73 anos, morto a tiros durante ação criminosa. O crime reforça o alto grau de periculosidade do grupo.

Considerado alvo prioritário das forças de segurança, o suspeito era monitorado pela reiterada atuação em crimes patrimoniais violentos e pelo nível de organização das ações criminosas.

O coordenador do DRACO, delegado Laércio Evangelista, destacou a relevância da prisão para o avanço das investigações.

“As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar, localizar e responsabilizar todos os integrantes do grupo criminoso. A prisão é uma medida fundamental para assegurar a ordem pública, interromper as atividades ilícitas atribuídas ao grupo e possibilitar o aprofundamento das apurações em curso”, pontuou o delegado.