
O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, afirmou em entrevista à GloboNews que a definição sobre as alianças federais da legenda ocorrerá apenas nas convenções partidárias de julho e agosto. Rossi destacou que, no cenário atual, o MDB está coligado ao PT em apenas dois estados e pontuou que, no Maranhão, as siglas seguem caminhos distintos.
A declaração ganhou eco no estado em virtude de um o MDB sustentar a pré-candidatura de Orleans Brandão, secretário de Assuntos Municipalistas, ao Governo do Estado.
Até o momento, não há apoio formal dos petistas a essa chapa, mas uma ala majoritária da sigla defende aliança com os emedebistas.
Em contrapartida, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, manifestou o desejo de unificar o campo democrático maranhense para as eleições de 2026. O dirigente sublinhou que a prioridade do partido é construir uma candidatura de consenso que fortaleça a base aliada, visando não apenas o governo estadual, mas também a ampliação das bancadas no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa (reveja).
Silva ressaltou a importância estratégica do Maranhão, onde o presidente Lula obteve expressiva votação, como pilar para garantir governabilidade e representação institucional.
0 Comentários