1 de mar de 2017

Dicas para quem vai fazer concurso pela 1ª vez

Dicas para quem vai fazer concurso pela 1ª vez (Foto: )Com a crise financeira que atingiu o País, muitos profissionais passaram a perceber, na carreira pública, melhores oportunidades de trabalho. Segundo a Pesquisa Nacional de Amostragem de Domicílios, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de brasileiros procuram estabilidade por meio de um concurso público. O JC Concursos foi buscar com especialistas do CERS Cursos Online quais são as principais dicas para quem pretende - ou começou agora - a se preparar para um concurso público:
6 DICAS PARA CONCURSEIROS DE 1ª VIAGEM 
1 -HORÁRIO DE ESTUDO
Apesar da ansiedade para estudar todo o conteúdo do edital, especialistas orientam que o concurseiro não passe o dia todo trancado dentro do quarto estudando. É preciso sim seguir um cronograma rígido, de acordo com o peso do concurso e a sua própria disponibilidade de horário. Por exemplo, para o concurseiro que não trabalha, a recomendação é de que o tempo de estudos não exceda às 8h diárias, sendo 4h no turno da manhã e as outras 4h à tarde, com intervalos de 30 minutos em cada uma delas. Os que têm apenas a noite para estudar, de segunda a sexta-feira, devem exigir-se um pouco mais no fim de semana. Separar um turno para revisar tudo o que foi visto nos últimos dias, no sábado, e trabalhar intensivamente as maiores dificuldades no domingo, são caminhos aconselháveis.

2 - CONCENTRAÇÃO
O candidato deve ter plena concentração nesses períodos de estudo. Não é necessário usar o Facebook, YouTube, Twitter, e derivados. Para a plena concentração, é importante que o ambiente de estudo seja silencioso. Ruídos são inimigos dos concurseiros e piores ainda para os de 1ª viagem.

3 - EQUILÍBRIO
O concurseiro de 1ª viagem talvez não saiba que com a frequência de estudos durante a semana, o sábado e domingo são essenciais para repor as energias, descansar um pouco a mente e descontrair. O candidato deve manter-se em equilíbrio antes e durante o período das provas. Nesse período é essencial o apoio de família e amigos. Manter foco, disciplina e altos índices de determinação não é fácil. No entanto, é pior ainda quando não há auxílio por parte das pessoas que cercam o candidato.

4 - PERFIL DA BANCA
Conhecer o perfil da banca organizadora do concurso público e suas especificidades pode ajudar o concurseiro a planejar melhor o seu direcionamento de estudos. É essencial que o candidato leia todo o edital, assim que for disponibilizado. Um dos grandes pecados cometidos pelos estudantes de 1ª viagem é não dar a devida importância para essa etapa que é a maior fonte de informações do certame.

5 - ALIMENTAÇÃO
Uma boa alimentação também é essencial para ir bem nos exames. Alguns concurseiros relataram dificuldades na hora de fazer as provas ocasionadas por refeições não aconselháveis para quem está prestes a fazer um concurso público. Procure alimentos mais leves, ricos em frutas, legume e cereais. 

6 - PERSISTÊNCIA
Acima de tudo, algo que o concurseiro de 1ª viagem nunca pode fazer é desistir do seu objetivo de passar no concurso público. Lembre-se também que, caso a aprovação não venha de 1ª, a estrada ainda não acabou. O mais importante do 1º concurso, sob a voz de especialistas de todo o País, é dar motivação para que o candidato
continue fazendo outros até conseguir ser aprovado.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo