27 de mar de 2017

JUNCO DO MARANHÃO: Povoado Vilela recebe ações de prevenção ao câncer de mama e útero


A prefeitura de Junco do Maranhão, por meio da Secretária de Saúde, tem desenvolvido um trabalho especial de prevenção ao câncer de mama e do color do útero. Já foram submetidos aos exames de prevenção pacientes da Sede e dos povoados Sodrelândia e Vera Cruz, e, nesta quinta-feira (23), foi realizado também no povoado Vilela (Fotos abaixo e acima).
Além dos exames foi realizado uma palestra com o médico Hldalgo Toranzo que trouxe informações sobre a importância da prevenção. “Por meio do diagnóstico precoce e do tratamento adequado as chances de cura dessas doenças chegam a praticamente 100%”, explicou o médico.

Câncer de Colo de Útero
O câncer do colo do útero é uma doença que se desenvolve de forma lenta, embora, as alterações nas células que desencadeiam o câncer podem ser descobertas por meio do exame preventivo (papanicolau). A principal causa é a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV), com alguns subtipos de risco e relacionados a tumores malignos.

Câncer de Mama
O câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia mais frequente no mundo, responsável por mais de 20% de novos casos por ano. A doença é hoje o principal causador de mortes de mulheres brasileiras. Dados da Agência Internacional para a Pesquisa em Câncer, mostram que entre 2008 e 2012 o número de óbitos por câncer de mama cresceu 14%.

A secretária de Saúde tem intensificado as ações de prevenção porque sabe que essas doenças, muitas vezes silenciosas, podem matar se não forem descobertas no início. “Estamos trabalhando para transformar a saúde de Junco do Maranhão. Essas ações são os nossos primeiros passos, muita coisa boa ainda virá” declarou a Aline Abas secretária de Saúde. Via Ranato Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo