9 de jun. de 2017

Nunes Freire - Câmara de vereadores aprova projeto de Lei do Vereador João Costa que Cria a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer

Nenhum texto alternativo automático disponível.A Câmara de Vereadores de Governador Nunes Freire realiza nesta sexta-feira (09) mais uma sessão ordinária, no plenário Valderez Galvão dos Santos Leal.
O vereador *João Costa* (PT), apresentou o projeto de lei que institui a criação da Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer, que será denominada "Gabrielle Marques", em homenagem a jovem que virou símbolo de luta contra o câncer.

O projeto foi aprovado Por unanimidade.
J U S T I F I C A T I V A

O câncer é a segunda principal causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Apesar de muitas vezes o prognóstico não ser satisfatório, diversos óbitos podem ser evitados com o descobrimento precoce da doença.
A fim de conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce e da adoção de medidas de prevenção contra o câncer, o Ministério da Saúde, por meio da portaria GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Na data, que é comemorada no dia 27 de novembro, diversas campanhas educativas sobre os vários tipos de câncer são divulgadas, assim como as formas de tentar barrar o avanço da doença.
É cada vez maior o número de casos de câncer no Brasil e no mundo. Eles estão relacionados principalmente com hábitos de vida pouco saudáveis. Estima-se que o número de casos da doença poderá dobrar nas próximas décadas, principalmente nos países de baixa renda. Porém, vale destacar que a doença não escolhe cor, idade ou sexo, podendo atingir toda a população e também qualquer órgão do nosso corpo.
Os principais tipos de câncer que acometem a população brasileira são o câncer de pele, próstata, mama, traqueia, brônquios e pulmão, cólon e reto.
Entre as mulheres, o principal causador de mortes é o câncer de mama. Já nos homens, o câncer de pulmão é o maior responsável pelos óbitos.
Conhecer os tipos de câncer, bem como seus fatores de risco, é fundamental para desenvolver hábitos eficazes para a prevenção dessa enfermidade.
A prevenção é um ato de cidadania. É importante a mobilização de todos os segmentos da sociedade, sendo assim, solicito análise e votação ao Projeto de Lei, que esta acompanha, com o intuito de sempre estar procurando o melhor para a saúde de todos os Nunesfreirense.
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo