5 de ago. de 2017

NUNES FREIRE : Prefeitura Realiza 1ª Oficina do Programa Saúde na Escola-PSE

Adicionar legenda
A Prefeitura de Gov.Nunes Freire através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) junto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na última quarta-feira (02) , a 1ª Oficina Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) no auditório da Escola Hamilton Werneck.
A Palestrante da 1ª Oficina do PSE foi à coordenadora do programa no município Aline Guida que discorreu sobre o PSE para todos os presentes no auditório.
Estiveram participando do evento , o vice-prefeito Josimar da Serraria, Secretários Municipais( Joel de Sousa-Educação , Cristina Oeiras-Saúde , Raimundo Neto-Administração), Aline Guida(coordenadora do PSE), Vereador João Costa, professores e Profissionais da Saúde.

As autoridades que participaram da mesa de honra deixaram suas palavras exaltando a importância do programa saúde na escola.
Em entrevista Cristina Oeiras disse “ Destacamos o fortalecimento das parceiras entre saúde e educação e demais secretárias para que juntos possamos desenvolver um trabalho e uma metodologia onde as ações das prevenções estejam acontecendo no cenário das escolas para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Aline Guida coordenadora do PSE enfatizou “ Quero agradecer a todos os gestores de escolas,coordenadores pedagógicas, técnicas das Semed, profissionais de saúde pela participação nesta oficina que vai ajudar os profissionais desenvolver um trabalho de qualidade dentro das Escolas.”  
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Pontuou o Secretário de Educação Joel de Sousa.
Segundo ainda Joel de Sousa " Quando a gente fala de saúde, hoje a gente entende que a responsabilidade de cuidar da saúde é de todo mundo, é da comunidade, do poder público e o que se buscar hoje com a realização da 1ª oficina do PSE é que tanto os poderes públicos, privados se unam para fazer nossa população ter uma vida mais saudável. Hoje a Secretaria de Educação unida a Secretaria de Saúde estão buscando alternativas de orientações para que as nossas crianças sejam os primeiros a compreender a importância de cuidar da própria saúde. A Semed e Semus hoje faz este trabalho em todas as Escolas é um programa do Governo Federal e que a gente abraça com muito respeito e carinho pra que a gente possa trabalhar juntos e fazer com o que nosso povo tenha uma educação e uma saúde de qualidade,para conseguimos chegar esse objetivo precisamos começar na base , na escola porque lá é onde está toda nossa comunidade, iniciando pelas nossas crianças o futuro da nossa gente, será  mais saudável." Finalizou o Secretário de Educação.
Programa Saúde na Escola(PSE)
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As ações de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios pactuados entre os gestores municipais de educação e de saúde definidos segundo a área de abrangência das Equipes de Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível a interação entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, outros).
o diagnóstico local de saúde do educando.  considerar: o contexto escolar e social e  pactuadas no projeto político-pedagógico das escolas. Esse planejamento deve  As ações do PSE devem estar
O PSE foi constituído por cinco componentes:
a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;
(SPE) integra-se a esse componente ;  b) Promoção da Saúde e ações de Prevenção de doenças e de agravos à saúde. O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
c) Educação Continuada e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;
d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;
e) Monitoramento e Avaliação do Programa.

lucianotavares.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo