16 de nov. de 2017

As Unidades Básicas de Saúde de Centro Novo do Maranhão estão ornamentadas em alusão ao Novembro Azul,

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em péAs Unidades Básicas de Saúde de Centro Novo do Maranhão estão ornamentadas em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização para a importância do câncer de próstata, uma doença muito comum em homens. E a Unidade Básica de Saúde Camilo da Silva no Povoado Chega Tudo, já está pronta para receber e conscientizar muitos homens sobre a prevenção.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. No Brasil, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que tem câncer.
A Prefeitura de Centro Novo do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) está engajada na luta pela prevenção ao câncer de próstata, e através várias atividades, palestras, ornamentação das UBS e demais prédios públicos, e estará durante todo esse conscientizando os homens para realização do exame.
Os exames periódicos tem grande importância no combate ao câncer de próstata, como o de toque retal, a partir da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 50 anos, à exceção de pessoas com histórico na família ou da raça negra, que têm maior probabilidade de desenvolver a doença, sendo a indicação a partir dos 45 anos. O mesmo serve para o exame de dosagem do PSA (através da análise sanguínea).
A imagem pode conter: texto
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Centro Novo do Maranhão
(Fotos: Divulgação Secretaria Municipal de Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo