18 de dez. de 2017

CONFIRA AQUI: Prova e Gabarito extraoficial do concurso da PM/MA 2017

Língua Portuguesa 
01. A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso a forma verbal “aconteceram” (l.9) fosse substituída por ocorreu ou por ocorreram. Certo ( ) Errado ( )
02. Infere-se do texto que, até 1993, a formação de oficiais da PM/MA acontecia em outros estados porque não havia academia de polícia militar no estado do Maranhão. Certo ( ) Errado ( ) 
03. O termos “ a instituição” (l.4) recupera o sentido do termo ”Corpo de Polícia da Província do Maranhão” (l.3), primeiro nome da PM/MA Certo ( ) Errado ( ) 
04. De acordo com o texto, entre 1951 – quando recebeu o nome da polícia militar do Maranhão – e 1966, a PM/ MA não tinha oficiais em seu comando. Certo ( ) Errado ( ) 
05. A forma verbal empregada no trecho ENTRE NESTA LUTA! Sinaliza a intenção do autor no texto de levar os leitores a executarem determinada ação ou desenvolverem determinado comportamento. Certo ( ) Errado ( ) 
06. A virgula logo após Prezado (a) Senhor (a) foi empregada para isolar um vocativo. Certo ( ) Errado ( )  
07. A correção gramatical do texto seria mantida com a substituição da preposição para pela preposição a, em para participar da solenidade de lançamento do projeto parceiro da paz e da campanha Maranhão na Prevenção de Drogas. Certo ( ) Errado ( ) 
08. O autor do texto optou pela utilização de um nível de linguagem predominante informal como estratégia para atrair o interesse dos leitores. Certo ( ) Errado ( ) 
09. Dado o emprego da forma verbal” passou”(L.1), é possível inferir que, conforme o autor do texto ,a segurança pública não era vista anteriormente nem como um problema fundamental nem como um desafio ao Estado de direito Brasil. Certo ( ) Errado ( ) 
10. De acordo com o texto, devido ao fato de praticamente não existirem discussões sobre a segurança pública no Brasil a qualidade e a democratização do debate são desafios para o pais. Certo ( ) Errado ( ) 
11. No texto, a palavra “adstrito” (L.11) tem o mesmo sentido de limitado. Certo ( ) Errado ( )
12. A locução, “mas também” (L.15) estabelece uma relação de oposição no em que ocorre. Certo ( ) Errado ( ) 
13. Conforme o último parágrafo do texto, inexistem ações colaborativas entre o poder público e a sociedade civil na busca de segurança e de qualidade de vida para os cidadãos brasileiros. Certo ( ) Errado ( ) 
14. No texto, predominam o uso de linguagem denotativa e o tipo textual argumentativo. Certo ( ) Errado ( )


Gabarito 01 - Errado 02 - Certo 03 - Certo 04 - Errado 05 - Certo 06 - Certo 07 - Certo 08 - Errado 09 - Errado 10 - Certo 11 - Certo 12 - Errado 13 - Errado 14 - Certo 
4 História do Brasil e Maranhão 

15. Na primeira república, o número de eleitores era bem elevado; e o voto secreto, amparado por eficiente justiça eleitoral, garantia a lisura das eleições. Certo ( ) Errado ( ) 
16. Confirmando o que o texto sugere, o movimento tenentista da década de 20 do século XX contestou o modelo político vigente no pais e, pelas armas, tentou derrubar as estruturas políticas em vigor. Certo ( ) Errado ( ) 
17. A vitória eleitoral de Getúlio Vargas, em 1930, pôs fim a República Velha, inaugurando uma nova fase da história política brasileira, rigorosamente oposta ao que se praticava até então. Certo ( ) Errado ( ) 
18. O caráter essencialmente oligárquico da Primeira Republica, também denominada República Velha, deve-se ao domínio político das elites regionais. Certo ( ) Errado ( ) 
19. A expressão “política do café com leite”, normalmente utilizada para caracterizar a primeira república, reflete a supremacia política dos dois estados economicamente e mais poderosos no país a época, São Paulo e Minas Gerais. Certo ( ) Errado ( ) 
20. A derrubada do regime militar, em 1985, deu-se em decorrência de resolva armada... Certo ( ) Errado ( ) 
21. Exemplo dramático das crises que o texto se refere foi a morte do presidente Vargas, assassinado no auge da Guerra Fria... Certo ( ) Errado ( ) 
22. O Governo Juscelino Kubitschek, na segunda metade da década de 50 do século XX, teve como marco a política... Certo ( ) Errado ( )  
23. A renúncia do presidente Jânio Quadros em 1961, motivou profunda crise política do país... Certo ( ) Errado ( ) 
24. O Ciclo autoritário ao qual o texto se refere foi desencadeado pela deposição do Presidente João Goulart pelos militares. Certo ( ) Errado ( ) 
25. A revolta liderada pelo Senhor de engenho Manuel Beckman foi vitoriosa: coroado Rei, Beckman... Certo ( ) Errado ( ) 
26. O projeto de colonização francesa no Brasil teve início com a fundação da França Equinocial, na região atual do Maranhão. Certo ( ) Errado ( ) 
27. A construção do Forte de São Luís, Localizado em uma ilha da baía de São Marcos... Certo ( ) Errado ( )  
28. A resistência Francesa em defesa da França Equinocial, sob o comando de La Ravardiere, impediu a conquista portuguesa... Certo ( ) Errado ( )  
29. No Século XVII, o Maranhão foi local de conflito entre os colonos, que não aceitavam escravizar os índios... Certo ( ) Errado ( ) 
30. A Balaiada é considerada uma das grandes revoltas rurais da história do Brasil. Certo ( ) Errado ( 
31. A defesa da Constituição dos direitos da cidadania foi a grande marca ideológica dos “Balaios”. Certo ( ) Errado ( )  
32. Ao negar-se a enfrentar os Balaios, Luis Alves de Lima Silva, o futuro Duque de Caxias... Certo ( ) Errado ( ) 
33. A época da Balaiada, a economia maranhense estava assentada na agroindústria açucareira... Certo ( ) Errado ( )
34. A classe camponesa maranhense, no contexto das Regências, formou-se a partir de três matrizes... Certo ( ) Errado ( ) 

Gabarito 15 - Errado 16 - Certo 17 - Errado 18 - Certo 19 - Certo 20 - Errado 21 - Errado 22 - Certo 23 - Certo 24 - Certo 25 - Errado 26 - Errado 27 - Certo 28 - Errado 29 - Errado 30 - Certo 31 - Certo 32 - Errado 33 - Errado 34 - Certo 

Geografia do Brasil e Maranhão 

35. As aglomerações industriais, expressão da divisão territorial do trabalho, mostram a seletividade espacial... Certo ( ) Errado ( ) 
36. Na cidade, centro de controle de gestão do território, as empresas industriais definem suas estratégias de localização.... Certo ( ) Errado ( ) 
37. A Zona Franca de Manaus, criada na década de 60 do século passado pelo Regime Militar para desenvolver a Região Norte... Certo ( ) Errado ( )
38. A integração produtiva e internacionalização da economia brasileira são marcadas por características como circulação... 
39. A expansão das fronteiras agrícolas, nos últimos, anos, no território nacional recuperou terras agrícolas degradadas... Certo ( ) Errado ( ) → Comentário: O item está errado pois fala de que a sociedade preza pela preservação do meio ambiente. 
40. A imagem do agronegócio foi construí- da para renovar a imagem da agricultura capitalista, para “modernizá-la”... Certo ( ) Errado ( ) 
41. O agronegócio integra a agricultura e a comercialização direta da produção, principalmente para o mercado interno... Certo ( ) Errado ( ) 
42. Os atuais fluxos migratórios no territó- rio brasileiro são motivados basicamente pela busca de melhores condições... Certo ( ) Errado ( ) 
43. O perfil demográfico dos brasileiros tem-se alterado com o aumento da média da idade da população... Certo ( ) Errado ( ) 
44. As atuais migrações no território brasileiro refletem a organização regional desigual do país: as regiões de economia deprimida... Certo ( ) Errado ( ) 
45. A vasta extensão de chapadas maranhenses se estende pelas bacias hidrográficas... Certo ( ) Errado ( ) 
46. A formação geomorfológica do estado é composta, predominantemente, por... Certo ( ) Errado ( ) 
47. O relevo do estado é caracterizado por baixas superfícies de aplainamento em meio a extensas... Certo ( ) Errado ( ) 
48. O Maranhão apresenta um conjunto de chapadas dissecadas por diversos processos erosivos e extensas planícies de deposição... Certo ( ) Errado ( ) 
49. Região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, o Matopiba compreende o bioma Cerrado do... Certo ( ) Errado ( ) 
50. A Mata de Cocais, bioma de transição entre o Cerrado e a Amazônia, é fonte de recursos para grande número de trabalhadores... Certo ( ) Errado ( ) 
51. A criação do Consórcio Siderúrgico do Maranhão, a ALUMAR – siderúrgica produtora de ferro-gusa e ações... Certo ( ) Errado ( ) 
52. As dunas do litoral maranhense resultam da ação do clima semiárido.... Certo ( ) Errado ( ) 
53. Na Floresta dos Guarás, situada no litoral maranhense a oeste da capital São Luís, estão.... Certo ( ) Errado ( ) 
54. A área de proteção ambiental dos Lençóis Maranhenses é uma reserva extrativista onde é permitida... Certo ( ) Errado ( ) → Comentário: A área dos Lençóis não é uma reserva extrativista e sim um Parque Nacional. 

Gabarito 35 - Certo 36 - Certo 37 - Certo 38 - Errado 39 - Errado 40 - Certo 41 - Errado 42 - Certo 43 - Certo 44 - Certo 45 - Errado 46 - Errado 47 - Certo 48 - Certo 49 - Certo 50 - Certo 51 - Certo 52 - Errado 53 - Certo 54 - Errado 

55. Há mais de 100 maneiras distintas de estruturar, com os seis agentes, a equipe que realizará a operação policial Certo ( ) Errado ( ) 
56. Se os dois agentes que ficarão na base móvel forem escolhidos aleatoriamente, a probabilidade de André e Bruno serem os escolhidos será superior a 30% Certo ( ) Errado ( ) 
57. A quantidade de maneiras distintas de formar a equipe, de modo que André, Bruno e Caio sejam os agentes que ocuparão, respectivamente, as vagas de coordenador, assistente e infiltrado, é superior a 5. Certo ( ) Errado ( ) 
58. A quantidade de maneiras distintas de formar a equipe, de modo que André, Bruno e Caio sejam os agentes que prestarão apoio ao infiltrado, é inferior a 10. Certo ( ) Errado ( ) 
59. Considerando que AB seja igual a 1,70m, que essa seja a altura dos olhos do agente e que 0,58 seja o valor aproximado para tg30o, então a câmara estava a uma altura inferior a 7 m. Certo ( ) Errado ( ) 
60. No dia da operação, caso precise evadir-se do estabelecimento pela porta de entrada e chegar ao ponto correspondente à base móvel, um agente que esteja no ponto C precisará se deslocar por, pelo menos 26m. Certo ( ) Errado ( ) 

Estatuto da PM MA 

61. Aspirantes a oficial são denominados.... Certo ( ) Errado ( ) 
62. Policial militar da ativa da política... Certo ( ) Errado ( ) 
63. Colombiano e venezuelanos naturalizados... Certo ( ) Errado ( ) 
64. A aprovação em concurso público e requisito... Certo ( ) Errado ( )
65. Posto de graduação são graus... Certo ( ) Errado ( ) 
66. Situação hipotética: O soldado João ingressou... Certo ( ) Errado ( ) 
67. As praças de reserva remunerada estão sujeitas... Certo ( ) Errado ( ) 
68. O Comandante-geral da Policia Militar do Maranhão... Certo ( ) Errado ( ) 
69. Após ingressar na Policia Militar, o cidadão... Certo ( ) Errado ( ) 
70. O Soldado que praticar conduta que configure concurso de crime militar... Certo ( ) Errado ( ) 
71. O soldado que, por sua atuação, demonstrar incapacidade... Certo ( ) Errado ( ) 
72. Todos os policiais militares são alistá- veis como eleitores. Certo ( ) Errado ( ) 
73. Se um policial militar for promovido em desacordo... Certo ( ) Errado ( ) 
74. Somente Cadetes, cabos e soldados fazem jus ao... Certo ( ) Errado ( ) 
75. São considerados dependentes econô- micos dos policiais... Certo ( ) Errado ( ) 
76. Se pretender candidatar-se a cargo eletivo, o policial militar que tiver de cinco anos... Certo ( ) Errado ( ) 
77. O gozo de licença-prêmio anula o direito do policial... Certo ( ) Errado ( ) 
78. A licença-maternidade em gozo pelo policial militar poderá ser interrompida... Certo ( ) Errado ( ) 79. A licença para tratamento de saúde de pessoa da família pode ser.... Certo ( ) Errado ( ) 
80. É competência indelegável do governador do estado do Maranhão a agregação... Certo ( ) Errado ( ) Certo ( ) Errado ( ) 
81. Estando agregado, o policial militar não poderá ocupar vaga na escala hierárquica... Certo ( ) Errado ( ) 
82. O tempo que exceder a seis meses de benefício não será computado... Certo ( ) Errado ( ) 
83. A praça desertora com u sem estabilidade, será automaticamente... Certo ( ) Errado ( ) 
84. Praça excluída a bem da disciplina fará jus a indenização... Certo ( ) Errado ( ) 
85. A praça sem estabilidade assegurada que ingressar no mau comportamento.... Certo ( ) Errado ( ) 

Gabarito 
61 - Certo 62 - Certo 63 - Certo 64 - Errado 65 - Errado 66 - Certo 67 - Certo 68 - Errado 69 - Certo 70 - Errado 71 - Errado 72 - Certo 73 - Errado 74 - Errado 75 - Errado 76 - Errado 77 - Certo 78 - Errado 79 - Certo 80 - Errado 81 - Certo 82 - Certo 83 - Errado 84 - Errado 85 - Certo 

Informática 

86. Um perfil é criado automaticamente para o usuário na primeira vez que.... Certo ( ) Errado ( ) 
87. Se o computador estiver conectado à internet, o perfil Certo ( ) Errado ( ) 
88. Quando o usuário cria um perfil no Windows 7... Certo ( ) Errado ( ) 
89. No Microsoft Word 2007, o uso do padra XML torna... Certo ( ) Errado ( ) 
90. Os arquivos do Word 2007 tem a extensão .docx. Certo ( ) Errado ( ) 
91. O Microsoft Word 2007 suporta a isenção de imagem... Certo ( ) Errado ( ) 
92. A função TIRAR remove todas as formulas de juros compostos... Certo ( ) Errado ( ) 
93. Para exportar a planilha do Microsoft Excel para o formato PNG... Certo ( ) Errado ( ) 
94. No Microsoft Excel, a função SE retor - nará um valor se uma condição de veri - ficação... Certo ( ) Errado ( ) 
95. Por meio da aba Design, é possível escolher, entre diferentes estilos.... Certo ( ) Errado ( ) 
96. A aba Revisão dispõe de funcionalida - des que permitem ao usuário.... Certo ( ) Errado ( ) 
97. O Microsoft PowerPoint 2007 permite imprimir apresentações na forma... Certo ( ) Errado ( ) 
98. No Windows 7, uma mesma pasta pode conter dois arquivos com o mesmo... Certo ( ) Errado ( ) 99. Além de permitir que uma mesma pasta contenha arquivos com o mesmo nome... Certo ( ) Errado ( ) 
100. Uma pasta oculta é um tipo de pasta de sistema protegido com biblioteca... Certo ( ) Errado ( ) 101. O protocolo DNS, entre outras funcionalidades, transforma um nome em um endereço... Certo ( ) Errado ( ) 
102. O uso do correio eletrônico na internet não depende do DNS, já que a caixa... Certo ( ) Errado ( ) 103. Tanto o protocolo HTTP quanto o protocolo HTTPS podem ser.... Certo ( ) Errado ( ) 
104. A liberdade de executar o programa para qualquer... Certo ( ) Errado ( ) 
105. Um requisito para que um software seja considerado como.... Certo ( ) Errado ( ) 
106. Para ser considerado livre, um software não pode ser comercial nem sua cópia... Certo ( ) Errado ( ) 
107. GNU Lesser GPL e GNU GPL são exemplos de licença de software livre Certo ( ) Errado ( ) 108. Os processadores mais recentes possuem, entre outras funcionalidades, a capacidade de ajustar... Certo ( ) Errado ( ) 
109. Na arquitetura do computador da situação em apreço assim como nas arquiteturas atuais... Certo ( ) Errado ( ) 
110. A situação apresentada indica que o sistema operacional está configurado erroneamente, pois há um único processo... Certo ( ) Errado ( ) 
111. A troca do processador do referido desktop para um processador com a frequência de clock maior resultará... Certo ( ) Errado ( ) 
112. Na situação em apreço, dada a quantidade de Slots de memória ocupados e de processadores, é impossível utilizar o Dual – Channel..... Certo ( ) Errado ( ) Com relação a cópia de segurança (becape), julgue os próximos itens: 
113. As cópias de dados devem ser mantidas em local seguro, sendo necessário que, mesmo em acesso local ou remoto, elas fiquem resguardadas.... Certo ( ) Errado ( ) 
114. Com a utilização do aplicativo Backup e Restauração do Windows 7, é possível para o usuário.... Certo ( ) Errado ( ) 
115. Em relação ao becape, é possível maner, no máximo, duas versões da imagem do sistema criadas pelo aplicativo.... Certo ( ) Errado ( ) 
116. Um dos procedimentos de becape é a recomendação de que se realize criptografia das cópias de segurança, ..... Certo ( ) Errado ( ) A seguir são apresentadas três situações Hipotéticas. I. Um usuário, após sequestro de seus dados, recebeu a informação de que, para reavê-lo, seria necessário realizar um pagamento ao sequestrador. II. Um usuário recebeu informação, por meio do setor de segurança da informação do sei órgão, de que seu computador... III. Em um dado momento do dia, um usuário notou que sua máquina estava consumindo mais recursos de memória do que o habitual.... Com referência a essas situações hipotéticas e segurança da informação, julgue... 
117. O ataque descrito na situação I é o ransomware, que, geralmente usando criptografia, torna... Certo ( ) Errado ( ) 
118. A situação II pode ter ocorrido por meio de Bor, um programa que dispõe de determinados mecanismos de comunicação com o invasor... Certo ( ) Errado ( ) 
119. A situação III caracteriza-se mais como vírus do que coo um Worm, pois os vírus são responsáveis por consumir muitos recursos... Certo ( ) Errado ( ) 
120. As três situações apresentadas poderiam ter sido evitadas se um antiadware atualizado e funcional estivesse instalado nos computadores em questão... Certo ( ) Errado ( ) 

Gabarito 

86 - Errado 87 - Errado 88 - Certo 89 - Certo 90 - Certo 91 - Certo 92 - Errado 93 - Errado 94 - Certo 95 - Certo 96 - Errado 97 - Certo 98 - Errado 99 - Certo 100 - Errado 101 - Errado 102 - Errado 103 - Certo 104 - Certo 105 - Certo 106 - Errado 107 - Certo 108 - Certo 109 - Errado 110 - Errado 111 - Certo 112 - Errado 113 - Certo 114 - Certo 115 - Errado 116 - Certo 117 - Certo 118 - Certo 119 - Errado 120 - Errado

via http://blogdepedrolopes23.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo