27 de jul. de 2018

Centro Novo do Maranhão: Padre Cosmo de Souza Almeida toma posse canônica, como Pároco, na Paróquia São Pedro Apóstolo.


Na noite do último sábado (21/07), a paróquia São Pedro Apóstolo, de Centro Novo do Maranhão, de forma alegre e calorosa, acolheu seu novo pároco, Pe. Cosmo de Souza Almeida.

O sacerdote foi recepcionado com o abraço de acolhida de seus novos paroquianos e das mãos da prefeita municipal Diva Silva, recebeu uma chave simbólica da cidade. Após a cerimônia, o sacerdote dirigiu suas primeiras palavras ao povo de Centro Novo do Maranhão.

A Cerimônia de Posse Canônica presidida pelo bispo da Diocese de Zé Doca, Dom João Kot, OMI, com a participação de vários padres, entre eles o Pe. Elinaldo Cardoso Nunes, que era Pároco de Centro Novo do Maranhão, e agora é o novo Pároco de Governador Newton Bello, o Pároco da Paróquia Catedral de Santo Antônio, em Zé Doca, o Pe. Erenaldo Pereira CaxiasPe. Saris Ribeiro, de Maranhãozinho,  Pe. José Raimundo, de Governador Nunes Freire, Pr. Márcio Júnior, de Maracaçumé, Pe. Raimundo Pereira de Almeida, de Cândido Mendes. Estiveram presentes ainda os Diáconos Henrique Baltazar e Adriano José de Carutapera, além das Religiosas, Fr. Brunilde, Fr. Ilza, Fr. Maria Aparecida, Fr. Domecir.

O Pároco Cosmo de Souza Almeida, nasceu em 12 de agosto de 1968 em Santa Rita- Ma. Filho de Vicente Pereira de Almeida e Marizinha Souza Almeida (em memória). Tem 16 irmãos e ocupa o décimo quinto lugar na família. Fez sua formação inicial dos estudos fundamental menor e maior em Maranhãozinho. Entrou no seminário Menor em 1990 na Diocese de Pinheiro, permanecendo até 1993. No ano de 1994 a 2001, cursou os estudos de Filosofia e Teologia em São Luís. Em 12 de maio de 2001 foi ordenado Diácono na Catedral de Santo Antônio em Zé Doca, e ordenado presbítero no dia primeiro de dezembro do mesmo ano. 

Em janeiro de 2002 até dezembro de 2004, assumiu a formação no seminário Menor em Zé Doca. No dia 30 de dezembro do mesmo ano tomou posse da sua primeira paróquia em Cândido Mendes - MA, por lá evangelizou, até 29 de janeiro de 2014, período este de 9 anos e um mês. No dia 30 de janeiro, chegou em Carutapera e dia 26 de março do mesmo ano assumiu a segunda administração paroquial, na Paróquia de São Sebastião, naquela cidade, ficando por dois anos e dois meses. 

Em março de 2016 retorna a Cândido Mendes para ajudar seu irmão Padre Nato, como vigário paroquial, estando com ele por um período de um ano e três meses. Padre Cosmo atualmente faz parte do conselho presbiteral e do colégio dos padre. A Paróquia São Pedro Apóstolo, em Centro Novo do Maranhão, é sua terceira paróquia.
Fotos: Joel Pontes




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo