5 de nov. de 2018

Deslizamento de dejetos em mineradora isola comunidade no Maranhão

Caso aconteceu em Godofredo Viana. Dejetos também atingiram uma região de mangue, segundo moradores.
Deslizamento de dejetos em mineradora isola comunidade no MaranhãoDejetos de mineração interditaram a única via de acesso ao Povoado Aurizona, em Godofredo Viana, a 209 km de São Luís . De acordo com testemunhas, o caso aconteceu na manhã deste domingo (4) após um deslizamento na área da Mineradora Aurizona.
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão informou que, após tomar conhecimento sobre a possibilidade de um desastre ambiental, enviou uma equipe da Defesa Civil para avaliar os danos causados pela movimentação de terra, afastar possíveis perigos e prejuízos causados à população.

A Mineradora Aurizona informou que os dejetos não são tóxicos e se tratam 'apenas de terra'. A empresa também disse que vai investigar, mas não informou as causas do deslizamento.

Deslizamento de dejetos em mineradora isola comunidade no Maranhão

"O material que deslizou era oriundo de uma estrutura que existe em mineração que se chama 'pilha de estéril', que é um material que vai sendo acumulado ao longo do tempo e fazendo uma formação montanhosa", afirmou o gerente de responsabilidade da Mineração Aurizona, Jauner Torquato.

Moradores também afirmam que uma pequena área de mangue foi atingida pelos dejetos. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informou que equipe técnica irá até o local na manhã desta segunda-feira (5) para analisar possíveis impactos de natureza ambiental.

Ainda segundo a Sema, por enquanto não há indícios de materiais químicos, apenas areia e materiais argilosos nos dejetos. A Mineradora Aurizona foi notificada. Veja a nota da empresa.

A Aurizona trabalha com extração de ouro em um empreendimento chamado 'Mina do Piaba' em Godofredo Viana. No entanto, a empresa diz que atualmente não realiza produção do ouro. Desde 2017, segundo a empresa, o trabalho é de construção de uma planta metalúrgica e lavra mineral, que é a retirada do minério e estocagem.

A Secretaria de Meio Ambiente de Godofredo Viana informou, por meio de nota, que vai investigar as causas do deslizamento de dejetos na Mineradora Aurizona. A nota da Secretaria de Meio Ambiente de Godofredo Viana ressalta também que a população confie no trabalho da instituição que deseja o bem estar dos moradoras da cidade através da qualidade de vida. Leia a nota na íntegra.

Na tarde deste domingo (4), moradores já registravam o trabalho de retroescavadeiras na retirada dos dejetos para a desobstrução da via que liga o Povoado Aurizona à sede de Godofredo Viana.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo