3 de out. de 2019

Programa Saúde na Escola realizou várias ações em alusão ao “Setembro Amarelo” em Centro Novo do Maranhão.


Durante o mês de Setembro a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) de Centro Novo do Maranhão realizou várias palestras em alusão ao Setembro Amarelo nas escolas de Centro Novo em Parceria com a secretária de Educação e Saúde.  

O PSE realizou ações na sede e interior do município nas escolas Josué Montelo (Sede); Pequeno Príncipe (Chega Tudo); Anne Raimunda (Barro Branco), Vitorino Freire (Limão); Denizard de Almeida (Sede); e Marinalva Frazão (Ensino Médio).

O Setembro Amarelo é uma campanha de combate e prevenção ao suicídio. A campanha de sensibilização é importante para evitar que pessoas tirem as suas vidas. 9 em cada 10 casos poderiam ser evitados se as pessoas em volta observassem os sinais.

Várias medidas podem ser tomadas para evitar novos casos.

A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

As palestras foram ministras pelas Psicólogas Wanda Aguiar e Naraiana sob o comando da coordenadora do PSE Dulcineia.
RENATO COSTA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo