25 de nov. de 2019

Aldeias Indígenas de Centro Novo do Maranhão recebem ações do 'Mutirão da Cidadania' realizado pela Prefeitura Municipal.

O Mutirão da Cidadania realizado pela Prefeitura de Centro Novo do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em cada ação já realizada, contribuiu muito com o desenvolvimento social do município. O mutirão que oferta diversos serviços nas áreas de assistência social, saúde, educação, chegou mais uma vez nas Aldeias Indígenas.

Nesta edição do Mutirão da Cidadania realizada de 18 a 22 de novembro, os serviços foram concentrados na Aldeia Xiepehurena, recebendo também a população da Aldeia Paraku'y rena. O trabalho desenvolvido contou com a parceria do Departamento de Documentação, com a emissão da carteira de identidade. A Gestão Municipal do Programa Bolsa Família esteve trabalhando na atualização e cadastrado das famílias beneficiárias do programa do Governo Federal. Houve ainda rodas de conversas ministradas por profissionais da SEMAS, entre pedagoga, assistente social, psicológa e coordenador do CRAS Cacual do Povoado Limão.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Eliane Gonçalves, esteve presente no mutirão, acompanhando as ações. Na ocasião, a Secretária juntamente com a equipe, foram convidados a conhecer um pouco mais sobre a rotina na Aldeia e como indígenas trabalham na agricultura. Na chegada à Aldeia Xiepehurena a equipe preparou um grande almoço e em um momento de socialização com os indígenas, todos conheceram um pouco mais sobre o artesanato, tradições e a forte Cultura do Povo Ka’apor.

"Realizar o Mutirão da Cidadania nas Aldeias Indígenas é sempre gratificante, pois além de ofertarmos diversos serviços seja da assistência social ou de outras áreas, aprendemos muito com a comunidade indígena. Quero agradecer o apoio da prefeita Diva Silva, de todos os profissionais envolvidos nesta belíssima ação; agradecer a receptividade e carinho das Aldeias, o apoio do amigo Ivan Nery, e também não poderia deixar de agradecer o apoio e carinho da equipe do Cacique Karayrana, que gentilmente nos levou até para conhecer a Sede da Associação Ka’apor Ta Hury em Zé Doca", destacou Eliane Gonçalves, Secretária de Assistência Social.






















Fonte: ASCOM - Prefeitura de Centro Novo do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo