22 de nov. de 2019

SEMUS de Centro Novo do Maranhão promove capacitação sobre Novo Modelo de Financiamento do SUS.


A Prefeitura de Centro Novo do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no município, uma Capacitação para profissionais da saúde sobre o Novo Modelo de Financiamento do SUS, ministrada pela Dra. Cristina Oeiros. A capacitação foi realizada na Sede juntamente com profissionais dos Povoados Limão, Cipoeiro e Barreira Vermelha, com encerramento na quarta-feira (20) no Povoado Chega Tudo, com os profissionais da UBS Camilo da Silva, da Quadra 60 e Povoado Barro Branco. A ação foi direcionada para a coordenação, digitação, médicos, dentistas, enfermeiros, diretores, ACS, ACE, equipe do NASF e demais profissionais.

As mudanças no financiamento da atenção primária à saúde foram aprovadas por representantes do Ministério da Saúde, onde o repasse de recursos do governo federal levará em conta o número de pacientes cadastrados nas unidades de saúde e o desempenho delas a partir de indicadores como qualidade do pré-natal e controle de diabetes, hipertensão e infecções sexualmente transmissíveis.


Nesse novo modelo de financiamento ainda será ponderado, a vulnerabilidade socioeconômica dos pacientes (como o total de pacientes que recebem benefícios como o Bolsa Família), a presença maior de crianças e idosos na região e a distância dos municípios dos grandes centros urbanos.

"As mudanças foram muitas no novo modelo de financiamento do SUS, como forma de melhorar o nosso atendimento em saúde, proporcionamos para os nossos profissionais da saúde a capacitação. Uma forma de contextualizar às mudanças e redefinir o direcionamento do trabalho, mas sempre com o mesmo foco, de levar uma saúde de qualidade para à população de Centro Novo do Maranhão. Agradeço imensamente imensamente todos os profissionais que participaram da capacitação, a nossa prefeita Diva Silva pelo apoio, Dra. Cristina Oeiros, meu amigo Ayrton Abas, Secretário de Saúde de Junco do Maranhão, a enfermeira Maria Cleia coordenada de vigilância em saúde, Francisco Santos, nosso coordenador municipal da atenção básica e todos que estiveram envolvidos na ação", destacou a Secretária Municipal de Saúde de Centro Novo do Maranhão, Jeanne Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo