8 de abr. de 2020

PREFEITURA DE PINHEIRO CONVOCA COLETIVA DE IMPRENSA PARA ATUALIZAR POPULAÇÃO SOBRE A COVID-19 NO MUNICÍPIO




A Prefeitura de Pinheiro convocou a imprensa local para uma coletiva, na manhã desta terça-feira (7), na sala de reunião da própria prefeitura, cujo objetivo foi atualizar a população sobre o enfrentamento ao Coronavírus no município.

O evento contou com a presença do Prefeito, Luciano Genésio, do secretário de saúde municipal, Fred Lobato e do gerente regional de saúde, Janderson Gusmão. A coletiva iniciou com a fala do prefeito Luciano, seguida dos demais, que trouxeram informações importantes, em seguida responderam os questionamentos da imprensa.



A princípio o prefeito Luciano falou sobre o enfrentamento a Covid-19 no município, das dificuldades enfrentadas com relação ao isolamento social. "Estamos fazendo ações diariamente de conscientização, tentando diminuir ao máximo os impactos negativos da quarentena." Disse Luciano.
Muitos pessoas tiveram impacto direto na renda por causa do isolamento, a prefeitura tem ajudado como pode, está realizando cadastramento de pessoas para distribuição de cestas básicas. Além disso, a merenda escolar terá nova remessa neste mês de abril, um quantitativo que o prefeito garantiu que será distribuído também.
Questionado sobre as aglomerações em agências bancárias e na feira municipal, o prefeito Luciano disse que um trabalho de orientação e fiscalização vem sendo feito, mas que é uma questão de consciência. Disse ainda que conversou com a gerencia dos bancos, para que organizassem o trabalho de forma a tentar evitar a aglomeração de pessoas. Os bancos agora atendem idosos em um horário separado dos demais.

O Secretário Fred Lobato, falou sobre a problemática das Fake news, que tem alarmado o povo fazendo o desserviço a população, sobre a estrutura montada para receber e tratar pacientes com coronavírus e a preocupação com relação ao surto de H1N1.

No Hospital Regional Dr. Antenor Abreu foi montada um espaço para receber pacientes com a Covid-19, esse setor funciona separado dos demais serviços ofertados ali. Segundo o boletim atualizado de casos de CORONAVÍRUS e H1N1, no município há hoje 16 casos suspeitos, 8 descartados, 0 positivos para Covid-19, 4 positivos para a Influenza H1N1 e 1 positivo para tuberculose.
Houve um óbito no hospital Macroregional, suspeito de Covid-19, o exame que confirmará ou não o diagnóstico sai daqui a 15 dias.



"Até para comprar o material está difícil, vocês são cientes, estão acompanhando esse problema a nível de Brasil, mas conseguimos comprar testes e equipamentos de proteção para os profissionais da saúde." Esclareceu o secretário.

No hospital Antenor Abreu a chegada do equipamento de testarem rápida, será um reforço na checagem dos possíveis casos. oGerente regional, Janderson Gusmão, falou sobre a falta de testes para o diagnóstico da Covid-19, que a regional irá produzir boletins atualizados para garantir a informação a todos. Disse ainda que há em Pinheiro 4 leitos de UTI, sendo 2 com respiradores e mais 2 leitos de UTI com respiradores na cidade de Cururupu, a disposição de pacientes que necessitem de internação.
"São 17 municípios que compõe a regional de Pinheiro, no momento os testes de toda a região estão sendo feitos aqui no município, mas, a intenção é tornar os municípios independentes, assim que chegarem os kits de testagem, estes serão distribuídos para que cada município faça seus testes." Explicou Janderson. A coletiva durou cerca de 2 horas, ao final o prefeito, Luciano, disse que a prefeitura divulgará boletins diários atualizados sobre a Covid-19 no município. E o gerente regional de saúde, Janderson, também se comprometeu em divulgar de forma semanal um boletim regional da Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo