9 de abr. de 2020

Prefeitura prende moradores pelos pés por desrespeito ao isolamento

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e textoPara tentar reduzir a circulação de pessoas nas ruas, durante a pandemia, uma cidade adotou uma medida "primitiva" para punir quem quebra as regras de isolamento social.
As informações são do jornal El Tiempo.
Quem for flagrado burlando as medidas de combate ao novo coronavírus em Tuchín, na Colômbia, terá seu pé preso em uma estrutura de madeira, conhecida como cepo, e uma praça pública.
A medida foi tomada pela própria prefeitura da cidade. “Aumentamos a base de força no município, junto à Guarda Indígena, o Exército e a Polícia. Pessoas que não estão cumprindo as medidas obrigatórias de isolamento estão sendo punidas”, explicou o prefeito Alexis Salgado, por meio das redes sociais.
O prefeito também explica que a punição não é usada há anos, mas está prevista em lei, sendo parte da tradição do povo indígena Zenu, do qual a maioria dos habitantes de Tuchín é descendente.
“Para preservar a estrutura institucional e respeitar os usos e costumes do povo Zenú, essa articulação está sendo realizada. Queremos ser um exemplo de respeito e demonstrar que, apesar da diversidade existente em nosso território, as instituições estão se unindo para proteger a saúde de todos”, disse Salgado ao jornal El Tiempo.
Segundo ele, a medida funciona e o tráfego de pessoas na rua diminuiu. “Se impusermos uma sanção econômica, a grande maioria não terá como pagá-la, mas se recorrermos a essas práticas típicas de sua cultura, faremos com que cumpram as leis e mantenham vivas suas tradições", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo