22 de jun. de 2020

Academias reabrem hoje no Maranhão; veja regras sanitárias

A autorização para as academias reabrirem a partir de segunda-feira (22) no Maranhão veio acompanhada de uma série de medidas sanitárias obrigatórias para os estabelecimentos e os alunos. 
O objetivo é conter a disseminação do coronavírus, já que as academias são ambientes em que a prática de exercício gera muito suor, por exemplo. 
Os prefeitos podem editar regras mais rígidas, inclusive proibir a abertura das academias, dependendo da análise da evolução da doença nas cidades. 
A Portaria 40 da Casa Civil, que foi feita após diálogo com o setor, estabelece as regras sanitárias estaduais. 
As academias precisam seguir essas normas, além daquelas gerais que valem para todos e que incluem o uso de máscara, a higiene da mãos e o distanciamento. 
Regras

As regras devem estar visíveis em cartazes para os usuários. 
Todos precisam entrar e circular na academia de máscaras. Os alunos só podem retirá-las quando estiverem em sua área delimitada durante o exercício físico, distante ao menos dois metros de outras pessoas.
É preciso delimitar com uma fita esse espaço em que cada usuário deve se exercitar – tanto nas áreas de peso livre quanto nas salas coletivas. A distância de dois metros é obrigatória.
Os orientadores, professores e personal trainers precisam ficar de máscara durante todo o tempo de atendimento. 
Há um limite de ocupação: uma pessoa para cada quatro metros quadrados. Ou seja, se a academia tem 40 metros quadrados, só podem estar ao mesmo tempo 10 pessoas dentro dela, incluindo usuários e funcionários. 
Apenas 50% dos aparelhos de cárdio (esteiras, por exemplo) podem ser usado, para que haja espaço entre um e outro. 
Não pode haver aglomeração em nenhum lugar, nem na entrada. É recomendável adotar sistemas de agendamento online para acesso à academia. 
Limpeza
As academias precisam deixar um kit de limpeza para cada três usuários presentes, com toalha de papel. O material será aplicado toda vez que um equipamento for usado. Isso vale para halteres, máquinas e colchonetes, entre outros. 
Os atendentes dos caixas e balcões deverão estar separados dos clientes com barreira de vidro ou acrílico. 
A academia deve fechar pelo menos três vezes por dia por no mínimo 30 minutos para limpeza. 
As áreas de uso comum (vestiários, salas de estar, lanchonetes) devem ser fechados caso não seja possível manter o distanciamento social e as regras de higiene constante. Saunas e banhos de vapor continuam fechados.
Os ventiladores não podem soprar de modo a dispersar o ar diretamente de uma pessoa para outra. Além disso, é preciso manter o ambiente o mais arejado possível. 
A água no bebedouro deve ser liberada apenas para uso de garrafas próprias. Os usuários com cabelos longos devem mantê-los presos. 
Triagem
As academias também devem fazer uma triagem para identificar sintomas antes das pessoas entrarem no ambiente. Isso poderá ser feito por meio de questionário. Quem tiver sintomas não pode entrar. 
Devem-se criar horários específicos e exclusivos para idosos (60 anos ou mais) e adultos dos grupos de risco.
Piscinas
O uso das piscinas das academias exige também uma série de regras, incluindo deixar próximos a elas frascos de álcool em gel para serem usados antes dos clientes tocarem as escadas ou bordas. 
É preciso usar chinelos em volta da piscina e deve haver suportes individuais para as toalhas. 
Após o término de cada aula, é obrigatório higienizar as escadas, balizas e bordas da piscina. 
As áreas em que não puder haver distanciamento social – como banheiras e saunas – devem ser fechadas. 
Artes marciais e atividades coletivas
Nas aulas coletivas ou de artes marciais, é obrigatório o uso de chinelos ou calçados. Apenas metade das áreas do tatame ou do salão deve ser usada, para permitir distanciamento de dois metros entre as pessoas. 
Deve haver pausa de pelo menos 30 minutos entre uma aula e outra para desinfetar o ambiente. 
É proibido qualquer contato físico. Os praticantes terão que realizar treinos físicos e técnicos individualmente. 
Os esportes coletivos, assim como as atividades de lutas, dança, esportes de combate ou similares, devem ser realizados com metodologias e dinâmicas que não proporcionem contato físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo