17 de jul. de 2020

Covid-19! Pinheiro completa 25 dias sem mortes; saiba como foi possível.

Enquanto os números de óbitos da COVID-19 disparam nas maiores cidades do Maranhão, Pinheiro parece ter conseguido controlar a pandemia.
A capital da Baixada Maranhense, cuja população é de 84 mil habitantes, tem taxa de transmissão considerada baixa, soma 2.202 casos e não registra mortes em decorrência da doença há quase um mês.
Segundo os dados oficiais, o último dos 35 óbitos foi confirmado em 23 de Junho. Mas como o município evitou um avanço desenfreado do coronavírus?
Há algumas medidas apontadas pela administração municipal como fundamentais para conter a pandemia. A primeira delas é o estabelecimento precoce de normas para manter as pessoas em casa. “Ainda no mês de março, tivemos o primeiro decreto para o isolamento social, um dos primeiros entre as principais cidades do Maranhão. Tivemos praticamente uma quarentena estabelecida na nossa cidade”, conta o secretario de saúde Fred Lobato.
Nas entradas da cidade, foram instaladas barreiras sanitárias. Na rodoviária os desembarques, os passageiros foram submetidos a um protocolo que inclui um teste e recebem orientações para permanecerem em casa por pelo menos sete dias – prazo dobrado em caso de pessoas com sintomas da doença.
Já nos primeiros dias de combate ao vírus, o entendimento da secretaria de saúde local era o de seguir os rumos de cidades que conseguiram bons resultados no enfrentamento à pandemia. Por isso, a cidade ampliou a testagem da população, estratégia que conseguiu ser implementada em função da compra antecipada de exames. “Isso permite que a gente, além de identificar a doença de maneira precoce, tratando para não chegar em estado grave, consiga testar todos os contatos dos últimos sete dias (de quem testou positivo)”, diz Fred Lobato.
A estratégia de enfrentamento à pandemia na cidade também passou por instalação de túnel para desinfecção em pontos estratégicos com normas sanitárias, desinfecção das ruas, monitorar o deslocamento das pessoas para medir o nível de isolamento social, identificar as redes de contato de quem testou positivo e criar um serviço por telefone que atendeu cerca de 40 mil pessoas.
Além claro da entrega da primeira UTI do Hospital Dr. Antenor Abreu, que passou a atender tanto Pinheiro quanto toda região. Um marco na administração do secretario de saúde Fred lobato, uma conquista para toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo