12 de dez. de 2020

Centro do Oscar comemora inauguração de sua ESCOLA DIGNA


A comunidade de Centro do Oscar, distante cerca de 20 KM de Bom Jardim amanheceu em festa neste dia 11/12, o motivo era a entrega de sua tão sonhada ESCOLA DIGNA que vai beneficiar dezenas de alunos do povoado. A solenidade de entrega contou com a visita do vice governador do estado Carlos Brandão, do Sec. de estado da educação Felipe Camarão, do prefeito Dr. Francisco, do Sec. de Educação Janilson Marques e da comunidade do Oscar.

Crianças comemoram a entrega da sua tão sonhada escola

“Meu sonho era que essa escola se formasse para finalmente eu poder estudar”, a afirmação entusiasmada é de Hanna Rodrigues, de 10 anos. Ela é uma das estudantes que estão sendo beneficiadas com a entrega da escola dignas pelo Governo do Maranhão e Prefeitura de Bom Jardim, nesta sexta-feira (11).

Hanna Rodrigues cursa o 4º ano do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dr. Antônio Dino, e agora comemora que sua escola nova tem ambientes dignos e adequados para as aulas e atividades recreativas.

Uma casa de moradia, no povoado Oscar, em Bom Jardim, era onde funcionava improvisadamente a escola, que fora fundada em meados dos anos de 1969 e desde então nunca funcionou em prédio próprio, fazendo com que os estudantes ficassem sujeitos a enfrentar apertos e condições insalubres em casas e barracões alugados pela Prefeitura Municipal, como conta a professora da Educação Infantil, Antônia Silva e Silva.

“Trabalho no povoado desde 2005 e nunca tivemos um lugar bom para nós e nossos alunos. Agora a gente está sendo privilegiado com essa estrutura nova e que eu sei que será algo muito bom, até o estímulo em vir para a escola será maior”, afirmou a professora.

“Lá na escola era tudo muito apertado, com carteiras quebradas, era um banheiro só e a gente tinha que ficar na fila para usar. No dia de fazer prova era muito ruim”, disse a pequenina Joanna Morais, de 8 anos, estudante do 2º ano do Ensino Fundamental.

A triste realidade também incomodava Renan Rodrigues, de 13 anos, estudante do 7º ano do Fundamental. “Estavam [os estudantes] os sétimo e oitavo anos todos juntos, isso atrapalhava o nosso desenvolvimento e a gente ficava confuso na hora de fazer os deveres perguntando aos professores se era para a gente fazer ou não”, relata o estudante.

Vice Governador Carlos Brandão

Para a gestora geral da EMEB Dr. Antônio Dino, Josedna de Souza, ver a nova escola pronta e adequada para receber os mais de 80 estudantes da Educação Infantil e Fundamental I e II, e agora com: duas salas de aula, cozinha, secretaria, banheiros masculino e feminino acessíveis e pátio coberto, é ver a verdadeira realização de um sonho.

“Hoje a gente está muito feliz por poder participar da inauguração da nossa escola, uma escola tão esperada e desejada por toda a população. A gente tinha muita dificuldade nas casas alugadas, com salas apertadas. A nós cabe o grande agradecimento do Governo do Maranhão que, juntamente com a Prefeitura Municipal de Bom Jardim, nos privilegiou com esse sonho. Sonho que não era só meu e sim de toda a comunidade do povoado Oscar”, declarou a gestora.

Para o prefeito de Bom Jardim, Francisco Araujo, a entrega da Escola Digna no povoado Oscar reforça ainda mais a parceria municipal com o governo Flávio Dino, esta já é a terceira escola de substituição entregue em Bom Jardim; já foram entregues escolas nos povoados: Barraca Comprida e Barra do Galego; e em breve será entregue também a reforma da escola estadual na sede do município.

“Estamos hoje aqui, no povoado Oscar, felizes por entregar essa escola para as crianças da comunidade. Aqui ainda serão construídas mais duas salas de aula; também ainda em breve entregaremos a reforma e a quadra de esportes da ‘Newton Serra’. Nós de Bom Jardim só temos a agradecer e reconhecer essa importante parceria. Muito obrigado a todos!”, enfatizou o prefeito Francisco Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo