22 de dez. de 2020

O Governo do Maranhão entregou mais uma escola digna para os estudantes maranhenses.

Estudantes comemoram novo prédio escolar para funcionamento do CE Profª Maria Pinheiro de Sousa. O vice-governador Carlos Brandão, juntamente com parte do secretariado estadual, esteve nesta segunda-feira (21) em São Francisco do Brejão para entrega do Centro de Ensino Professora Maria Pinheiro de Sousa. A obra beneficia quase 300 alunos.

“Já é uma rotina. Quase toda semana estamos entregando três ou quatro escolas dignas. Hoje uma com seis salas de aula, toda climatizada, de forma que nós estamos oferecendo a esses estudantes as melhores condições para que eles tenham um bom aprendizado e consequentemente o melhor futuro”, afirma o vice-governador Carlos Brandão durante a inauguração.

Maria Raimunda Alves, gestora geral do Centro de Ensino Professora Maria Pinheiro de Sousa, ficou emocionada com o novo espaço para o ensino dos estudantes. “Nós nos sentíamos abandonados, não tínhamos segurança, a estrutura era muito precária e a gente sentia falta desse aconchego, nós sofríamos – não só os professores, mas também os alunos – com muito calor. A roupa pingava de tanto calor, porque a gente não tinha uma climatização adequada, tinha salas que nem ventilador tinham”, relembra.

A gestora geral conta que o antigo prédio escolar – nominado CE Tobias Barreto – apresentava sérios problemas em sua estrutura e segurança à comunidade escolar, uma vez que o terreno em torno do mesmo não era murado, o que facilitava a entrada de pessoas estranhas em horários em que a escola não estava em funcionamento. Mas, agora, ela agradece por essa nova e adequada estrutura entregue aos estudantes do Ensino Médio regular e EJA (Educação para Jovens e Adultos).

“Primeiro agradeço a Deus, depois ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão por esse lindo presente! Hoje, olhando essa escola – não só eu, mas todos os alunos que vem aqui visitar ficam muito felizes de ver a estrutura. Tem alunos que dizem que querem voltar a estudar agora, porque a escola está bonita e eles não tiveram esse prazer, eu digo a eles que serão sempre bem-vindos, pois a escola é nossa, é da comunidade. Só tenho a dizer muito obrigada”, declara Maria Raimunda.

Agora a realidade é outra e a nova escola possui seis salas de aula amplas, climatização, biblioteca, laboratório de informática, banheiros masculino e feminino acessíveis e cozinha, além de alas administrativa e pedagógica. E a mudança não ficou só na estrutura, com o nome prédio a escola ganhou também uma nova patrona passando a se chamar CE Professora Maria Pinheiro de Sousa. Homenagem feita a uma das educadoras pioneiras no município, como explica a professora Maria José, mais conhecida como ‘Nena’, que ensina Língua Portuguesa na escola.

“O sentimento hoje é de realização, em saber que se não fosse o empenho de muitas pessoas lá atrás, hoje a gente não estaria recebendo essa escola nesse padrão moderno, totalmente climatizada. Agradecemos imensamente ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão por estarem fazendo a entrega desse prédio que para nós é um sonho que está se tornando realidade. E, principalmente, por nos engrandecer valorizando aqueles que lá atrás se doaram para que hoje nós viéssemos a ter destaque na educação do estado. A professora ‘Mariquinha’ foi, inclusive, a responsável por implantar o Ensino Médio em São Francisco do Brejão, na década de 80. Então, nosso muito obrigado”, explica ‘Nena’.

Águida Vale é estudante da 2ª série do Ensino Médio e faz parte dos 286 estudantes beneficiados com o novo equipamento escolar. Ela também fala da expectativa em estudar em uma estrutura digna e adequada. “No antigo prédio as janelas eram todas quebradas, não tinha muro, não tínhamos segurança. Agora não sofreremos mais vandalismos e ainda poderemos trazer nossos casacos. Vamos nos sentir mais protegidos”, afirma a estudante.

Geovana Andrade está concluindo o Ensino Médio em 2020, mas deixa um recado aos estudantes que usarão a nova escola digna. “Infelizmente não poderei frequentar essa escola, mas espero que vocês aproveitem e valorizem esse novo espaço. Sempre que possível estarei presente para as atividades culturais que espero ser desenvolvidas aqui. Não deixarei de visitar”, diz Geovana.

Além do vice-governador Carlos Brandão, também estiveram presentes na entrega do novo Centro de Ensino, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e o prefeito de São Francisco do Brejão, Adão Carneiro, que ressaltaram a importância da ação não apenas para o povo brejãoense, mas de todo o Maranhão.

“Essa semana temos escolas dignas em São Francisco do Brejão, Duque Bacelar e Pastos Bons, além de Farol do Saber em Imperatriz. O Governo do Maranhão, sob o comando do governador Flávio Dino, e do vice-governador Carlos Brandão, está promovendo uma verdadeira revolução. E a melhor revolução que existe é através da educação”, complementa Felipe Camarão.

“Quero agradecer o apoio e a parceira com o Governo do Estado, se não fosse essa grande parceria nós não estaríamos aqui entregando essa grande obra para o Ensino Médio de São Francisco do Brejão. Agradeço de coração por essa parceria com o Governo do Maranhão”, destacou Adão Carneiro.

Participaram ainda da entrega, os secretários estaduais: Clayton Noleto (Infraestrutura) e Marcelo Tavares (Casa Civil).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo