19 de jan. de 2021

Creche-Escola Sementinha inicia Semana Pedagógica para discutir ensino híbrido

 Professores e técnicos pedagógicos da Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), iniciaram, nesta segunda-feira (18), a Semana Pedagógica, como parte do processo de formação continuada dos profissionais de educação da instituição. A programação começou com uma palestra sobre o tema “O ensino híbrido na contemporaneidade”, ministrada por Reinaldo Portal Domingo, doutor em Tecnologia Educativa pela Academia de Educação da Rússia.

Reinaldo Domingo afirmou que o ensino híbrido é um poderoso aliado no processo de aprendizagem nos mais variados contextos educacionais. No entanto, no Brasil, a modalidade ganhou espaço de forma gradual, uma vez que o modelo já existe há mais de 20 anos.

“Essa modalidade surgiu nos Estados Unidos e é aplicada desde a educação básica até o ensino superior. Lá, ela é explorada de forma integrada à realidade dos profissionais e dos estudantes”, esclareceu.

O especialista enfatizou ainda que esse é o momento de fazer com que as equipes pedagógicas tenham essa experiência e possam refletir sobre ela. “O maior desafio é, de fato, adequarmos as escolas à realidade do século XXI. Pensamos muito sobre a resistência dos professores aos assuntos relacionados à tecnologia, mas, na verdade, todos têm vontade de inovar e querem buscar tudo que venha a surtir efeito positivo naquilo que eles mais querem que os alunos aprendam”, disse.

A diretora pedagógica da creche, Cynthia Vieira, avaliou que a palestra contribuiu significativamente para a formação continuada da equipe pedagógica da instituição. “Estamos passando por um período de transição em relação ao ensino presencial e ensino a distância. Na pandemia, tivemos que nos reorganizar. Com essa necessidade de mudança, onde nossos alunos já são naturalmente inseridos (nativos digitais), é essencial pensar em novas práticas”, salientou.

Plataforma

Na programação, foi abordada a plataforma que será utilizada pela creche em 2021, associada ao projeto “Moderna Compartilha”. A coach educacional Ana Carolina Fernandes explicou que a experiência educativa da plataforma é feita a partir de uma visão para a transformação da escola, baseada no desenvolvimento contínuo dos profissionais, metodologias, processos, tecnologia, espaços de aprendizagem, comunicação e projeção na comunidade escolar.

https://kelsonvinicius.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo