15 de jan. de 2021

EDUCAÇÃO - Inscrições abertas para o ENCCEJA até o dia 22 de janeiro

 

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) estão abertas e seguem até o dia 22 de janeiro de 2021. O exame é gratuito e voltado para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio que não conseguiram terminar os estudos das respectivas etapas na idade certa. Para participar, basta acessar o site do INEP específico para o ENCCEJA 2020: enccejanacional.inep.gov.br, entrar com o número do CPF, data de nascimento e preencher o formulário online. A idade mínima é de 15 anos para quem for responder a prova do Ensino Fundamental e 18 anos do Ensino Médio.

O exame deste ano é referente ao ENCCEJA 2020, que não foi realizado no ano passado em virtude da pandemia de Covid-19. A entidade responsável pelo exame é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O participante que não justificou a ausência no ENCCEJA Nacional 2019 ou teve a solicitação de justificativa reprovada deverá pagar uma taxa no valor de R$ 40,00.

As provas objetivas serão realizadas no dia 25 de abril de 2021 em dois turnos: das 9 às 13h e das 15h30 às 20h30. A realização do exame acontecerá em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A avaliação para ambos os níveis de escolaridade é composta por 30 questões de múltipla escolha que abordam conteúdos de Ciências (apenas Ensino Fundamental); Química, Física e Biologia (apenas Ensino Médio); Matemática; Língua Portuguesa; Inglês e Espanhol; Arte; Educação Física; História; Geografia; Filosofia; e Sociologia. Além da parte objetiva, ainda haverá uma prova de redação, que deve ser escrita de acordo com o tema dado.

Os interessados podem estudar por meio dos materiais e provas anteriores disponíveis no site do ENCCEJA 2020/2021. Para receber o certificado do Ensino Fundamental ou Médio, o candidato deve obrigatoriamente marcar todas as opções de prova (Redação, Humanas, Matemática, Linguagem e Natureza). Só poderá fazer opção de prova os candidatos que, em exame anterior, tiveram aprovação em alguma área (prova), devendo marcar somente as que não obtiveram aprovação.

Os certificados de conclusão ou declaração parcial de proficiência do ENCCEJA serão emitidos pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais de educação parceiros do Inep. Durante a inscrição, o candidato deve escolher em qual Instituição Certificadora será mais fácil solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados.

Mais informações no Edital

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo