5 de jan. de 2021

Formação Continuada: Governo do Maranhão avança na qualificação de educadores

Este foi, sem dúvida, um ano de grandes desafios para a educação em todo o mundo. No Maranhão, com a suspensão das aulas presenciais em toda a rede estadual de ensino, diante do cenário pandêmico do novo Coronavírus, foi preciso realinhar calendários e ações, lançar mão de tecnologias, reinventar e modificar metodologias para continuar mediando aprendizagens, adaptar aulas a um novo formato e voltar às formações para atender às necessidades dos professores e estudantes nesse momento tão atípico.

“Nós, que fazemos o Governo do Maranhão, entendemos que a formação continuada é parte essencial na valorização do magistério e é um dos pilares para melhoria dos indicadores educacionais. Esse tempo tão difícil, que o mundo atravessa, impôs a cada um de nós o desafio gigantesco de nos reinventarmos para fazer girar a roda da educação. E girar com qualidade, dentro do que era possível fazer nesse cenário adverso. Foi assim, também, com as formações continuadas. Buscamos todos os meios necessários para que os nossos educadores pudessem receber a qualificação e continuassem exercendo as suas missões de ensinar e ajudar a transformar vidas”, destaca o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Assim, em 2020, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), ofertou formações nas mais diversas etapas e modalidades da Educação Básica, com a participação efetiva de profissionais do Sistema Estadual de Educação, como uma oportunidade de ampliar o nível de conhecimento para de milhares de docentes das redes estadual e municipais de ensino.

A maioria das formações aconteceu em ambiente virtual, pelo canal da Seduc, no YouTube, e em outras plataformas, por meio de webinários, seminários formativos com o intuito de garantir o aprimoramento do material humano, inclusive no uso das tecnologias e ferramentas disponíveis. Como foi o caso de duas formações realizadas pela Seduc, em parceria com o Ensina Brasil com o objetivo de promover a capacitação de servidores da Rede Estadual de Ensino para uso Formação de Professores sobre o Google Sala de Aula e Google Meet.

Mais de 780 professores e gestores receberam formação continuada na área do currículo. Entre elas, duas formações de professores das Escolas Piloto para implantação do novo Ensino Médio, com foco nos conhecimentos teóricos e legais sobre os componentes Curriculares Projeto de Vida e Eletivas.

Com o Programa Mais Gestão, o governo avançou no Curso de Certificação Básica para Gestores Escolares, capacitando mais de 980 profissionais do Subgrupo Magistério (Professores e Especialistas em Educação), que estão aptos a concorrer na eleição para gestor escolar.

Na modalidade de Ensino em Tempo Integral, foram realizadas, por meio da Seduc e parceiros, mais de 100 ações formativas voltadas para professores, gestores e técnicos dos Centros Educa Mais e dos Institutos de Educação Ciência e Tecnologia (IEMA), ao longo do ano de 2020. Foram formações presenciais e online por meio de webinários, cursos, workshop, oficinas e apresentações de panoramas da rede. Mais de 800 profissionais da Educação Integral foram beneficiados, como a maioria participou de várias formações, totalizou uma média de 6 mil participações.

Por meio do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, o Governo do Maranhão avançou nas ações formativas voltadas para as redes municipais. Em parceria com a Associação Bem Comum, Todos pela Educação, Fundação Lemann, Fundação Vale, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF/BRASIL), Instituto Natura e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), realizou o 1º Módulo do Ciclo Formativo, com o tema: Alfabetização e Letramento na Modalidade Remota: Possibilidades e Desafios, garantindo a formação continuada de 32 Articuladores Regionais e 430 Articuladores Municipais, em 216 municípios. Agora, em dezembro, esses profissionais levaram o 1º Módulo do Ciclo Formativo Municipal a mais de 8.700 professores do último ano da Educação Infantil e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, em 129 Municípios.

Na área das Modalidades e Diversidades Educacionais, o governo garantiu a formação de mais de 250 professores da Educação Especial, com abordagem sobre a inclusão escolar, as novas tendências e os desafios. Outros 120 professores da Educação Quilombola receberam Formação Continuada sobre Educação para As Relações Étnico Raciais. E em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO) em articulação com o NIESAFRO, NEAB e o NEPERGE/UFMA, a Seduc iniciou a formação ‘Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana’, totalmente voltado para professores e gestores da educação básica da Rede de Ensino estadual do Maranhão.

Curso Gerenciamento de Emoções
Lidar com as incertezas, o medo e o confinamento impostos pela pandemia da Covid-19 mexeu com o emocional e o psicológico de muita gente. Com a comunidade escolar não foi diferente. Nesse contexto, a Seduc, por meio do Projeto Emaranhando Vidas, promoveu Cursos de Saúde Emocional no Ambiente Escolar, com foco no atendimento aos estudantes, professores, gestores e coordenadores escolares, supervisores e pais de alunos, proporcionando o apoio psicológico, para amenizar os efeitos causados pela pandemia do novo Coronavírus.

As ações formativas realizadas de forma online, pela Plataforma E-proinfo, já atenderam mais de 350 estudantes, professores, gestores, coordenadores e supervisores escolares.

Allisson Jorge Silva Almeida é professor de Robótica Aplicada, no Iema Itaqui Bacanga, participou de duas formações de Gerenciamento de Emoções ofertadas na sua escola. Para ele, foi uma oportunidade muito proveitosa.

“As formações foram baseadas em propostas de análise psicológica e terapêuticas com foco nas relações pessoais, e contribuíram muito para o desenvolvimento das habilidades emocionais (soft skills). São formações de suma importância, principalmente nesse momento que nós estamos passando, que é de justamente a gente continuar se preparando, desenvolvendo habilidades importantes para esse momento, ainda mais como profissional, como professor, em que a gente mudou totalmente o formato de sala de aula, a forma de lidar com os alunos. E aí a gente percebe que as formações vêm nos gabaritar e fazer uma discussão sobre aquilo que está se fazendo, tudo aquilo que está sendo desenvolvido nesse semestre, o que está dando certo, o que não está dando, para que a gente dê sequência dentro de uma assertividade, não está tentando fazer coisas que não dão resultado, ainda mais, por conta desse isolamento. Então acho um trabalho sensacional, porque busca a unicidade”, destacou professor Alisson.

FONTE: SEDUC
DATA: 28.12.2020
TEXTO: REGINA SOUSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo