26 de jan. de 2021

Governo do Maranhão, especialistas e dirigentes debaterão a educação maranhense amanhã (27)

 


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realizará nesta quarta-feira (27), às 10h, o Encontro dos Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Maranhão. O evento tem como principal objetivo sinalizar aos prefeitos eleitos e reeleitos os caminhos possíveis a serem seguidos na área de educação básica e reforçar o compromisso do Governo com a alfabetização e a aprendizagem de todos os estudantes do território maranhense.


Mais de 1.380 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de educação e técnicos de 208 municípios maranhenses já se inscreveram para participar do encontro que será online, por meio do canal do YouTube da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O evento se torna ainda mais necessário neste momento, diante do cenário de pandemia que os novos gestores terão que enfrentar nesse início de ano.

“Será um momento muito importante para alinharmos o trabalho e continuarmos persistindo na melhoria da qualidade da educação prestada em todo Maranhão, com a participação de todos. Em muitos municípios tivemos troca de gestão e, termos esse momento com cada gestor municipal, nos ajudará a continuar trabalhando o regime de colaboração na área educacional”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

O encontro marca o lançamento da publicação Sistematização da Política Colaborativa do Maranhão desenvolvida pelo Movimento Colabora Educação, em parceria com a Seduc e o apoio técnico das organizações: Todos Pela Educação e EloGroup. O estudo apresenta uma leitura abrangente das práticas de governança e do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios, em especial nas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além de organizar a memória da experiência, a publicação pode servir como referência para outros Estados e Municípios.

“Para nós, a produção e compartilhamento de conhecimento é uma premissa. Uma estratégia permanente para disseminar boas práticas e promover políticas educacionais cada vez mais colaborativas, com vistas à eficiência de recursos, garantia de continuidade e melhoria da aprendizagem. Nesse sentido, a experiência do Maranhão é singular e inspiradora, inclusive para a aprovação do Sistema Nacional de Educação, pois fortalece a ideia de pactuação da política educacional em seu território entre as redes”, avalia o secretário-executivo do Movimento Colabora Educação, Thiago Thobias.

Participarão da abertura do evento o governador Flávio Dino; o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; e o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlânio Furtado Lima Xavier. Na sequência, acontecerá o painel “Recomendações à gestão municipal frente aos desafios educacionais do período 2021-2024”, com Claudia Costin, professora da Fundação Getúlio Vargas e Faculdade de Educação de Harvard; Priscila Cruz, presidente do movimento Todos Pela Educação; Ítalo Dutra, chefe de educação do Unicef; e Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime.

SERVIÇO:

  • O QUÊ: Evento virtual entre Governo do Maranhão, especialistas e dirigentes municipais para discutir a Educação maranhense
  • QUANDO: Nessa quarta-feira (27), às 10h
  • ONDE: Canal YouTube Seduc Maranhão

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo