15 de jan. de 2021

HUUFMA em São Luís vai receber pacientes de Manaus com Covid-19

O Hospital Universitário da UFMA, em São Luís, informou quepacientes com Covid-19 de Manaus devem chegar nos próximos dias ao Maranhão. Ao todo, 40 leitos foram disponibilizadas por conta da falta de oxigênio e o colapso na rede de saúde no Amazona.

Além do Maranhão, outros estados estão recebendo pacientes de Manaus, como Goiás, Piauí, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte. Até a tarde desta quinta (14), 235 pacientes já haviam sido transferidos, mas nenhum para o Maranhão.

O governo do Amazonas diz ter feito um estudo dos estados para que as transferências não sobrecarregassem a rede assistencial de outros locais. Atualmente, a ocupação dos leitos da rede pública estadual na Grande São Luís se aproximam dos 70%.

O Coronel Franco Duarte, representante do Ministério da Saúde, afirmou que são transportados pacientes com estado de saúde considerado em fase moderada da doença.

“São pacientes que ainda continuam dependentes do oxigênio, mas eles têm toda a segurança plena para serem aerotransportados”, disse.

O transporte dos pacientes com Covid-19 de Manaus está sendo feita por meio de uma rede de apoio coordenada pelo Ministério da Saúde (MS).

Segundo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aproximadamente 150 leitos estão distribuídos em nove hospitais universitários federais para receber pacientes de Manaus a fim de ajudar o Estado do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo