8 de jan. de 2021

Iema inicia ciclo de colação de grau pela unidade plena Itaqui-Bacanga

 

O sonho de realizar uma educação profissional, científica e tecnológica aliada ao ensino médio, técnico em tempo integral está se transformando em realidade para quase 2 mil alunos das unidades plenas de 14 unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que vão colar grau durante o mês de janeiro.

Esse é o terceiro grupo de alunos a se formar no Instituto, criado em 2015 pelo Governo Flávio Dino. Os novos formandos iniciaram o ensino médio e técnico em fevereiro de 2018 e concluíram em dezembro do ano passado nas unidades plenas de Axixá, Bacabeira, Bacelar Portela, Brejo, Coroatá, Cururupu, Pindaré-Mirim, São Luís Centro, Itaqui-Bacanga, Matões, Presidente Dutra, São José de Ribamar, Santa Inês e Timon.

Os primeiros estudantes a receberem os canudos foram 127 alunos da unidade plena Itaqui-Bacanga, em cerimônia realizada na tarde da última terça-feira (5). Os novos técnicos concluíram os cursos de Portos, Informática para Internet, Eletromecânica e Eletroeletrônica.

De acordo com o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Seduc, André Bello, com o novo ciclo, o Instituto está formando uma nova geração de pessoas e profissionais. “As formaturas representam a terceira entrega do Iema para a sociedade, nós formamos quase 2 mil técnicos em diferentes cursos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Maranhão, oferecendo pessoal qualificado que possa atuar no mundo do trabalho e que possa, de fato, empreender ou continuar seus estudos na universidade se assim preferir. É uma contribuição fundamental do governo Flávio Dino ao valorizar e investir naqueles que mais precisam oferecendo educação profissional, científica e tecnológica no Maranhão”, afirmou.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do Iema, Elinaldo Silva, a ação coroa o trabalho desenvolvido pelas equipes de professores, gestores e o compromisso dos estudantes com a educação acadêmica de excelência. “Iniciamos as cerimônias de colações de grau para os alunos concludentes dos cursos técnicos de 14 de nossas unidades plenas em 2020, neste ano iremos graduar quase 2 mil estudantes. É um momento em que certificamos os estudantes que vivenciaram conosco três anos de educação em tempo integral integrada à educação profissional em nossas unidades, centrados no projeto de vida de cada um. Apesar de 2020 ter sido um ano difícil e desafiador do ponto de vista administrativo e pedagógico, conseguimos fazer com que todos os estudantes de terceiras séries concluíssem os cursos técnicos”, destacou.

Para o gestor Administrativo Financeiro da unidade do Iema Itaqui-Bacanga, Raimundo da Silva Guedes, a colação de grau é a cerimônia que concretiza um ciclo árduo, mas prazeroso para alunos, família e toda comunidade escolar. “É o momento que entregamos à sociedade profissionais capacitados e dispostos a contribuir para o bem estar geral. A colação de grau é a cerimônia mais solene das unidades plenas do Iema. Nos sentimos honrados por termos contribuído na formação dos nossos alunos”, contou.

Emanoely dos Santos, técnica em Informática para Internet, destacou a importância de concluir o Ensino Médio integrado ao técnico no Iema. “Fico muito orgulhosa em ter concluído meu curso técnico no Instituto, pois o Iema foi além de uma escola para mim, foi a realização de um grande sonho. Sempre busquei estudar em uma escola onde o projeto de vida e sonhos dos alunos fossem valorizados. Considero uma oportunidade única”, relatou.

Calendário de Colações:

Pindaré-Mirim – 06/01
Presidente Dutra – 07/01
Santa Inês – 09/01
Brejo – 08/01
Bacelar Portela – 09/01
Cururupu – 09/01
Matões – 11/01
Coroatá – 12/01
São José de Ribamar – 12/01 13/01
Timon – 14/01
Axixá – 14/01
São Luís Centro – 13/01 e 15/01
Bacabeira – 19/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo