19 de jan. de 2021

Pinheiro iniciará campanha de vacinação contra a covid-19 nesta quarta-feira (20), 1ª lote do imunizante chegou hoje a cidade

 

Um Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 foi montado pela Prefeitura de Pinheiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, tudo dependia da chegada do primeiro lote de vacinas, na manhã desta terça-feira (19) o prefeito Luciano acompanhado do secretário de saúde Fred Lobato recebeu da Gerencia Regional de Saúde, sediada no município, o primeiro lote da vacina contra o novo coronavírus. A campanha de imunização contra a doença terá início amanhã, quarta-feira dia 20 de janeiro.

A cidade já havia iniciado os preparativos para a campanha, que pretende atender nessa primeira etapa idosos e profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia. Cada fase tem um público alvo específico. Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

“Nossas equipes de saúde já estão preparadas para iniciar a imunização dos pinheirenses a partir de amanhã (20). Nessa primeira fase, serão imunizados os profissionais da saúde que estão na linha de frente contra o vírus; pessoas acamadas; idosos, quilombolas e ribeirinhos com 75 anos ou mais, conforme o Plano de Vacinação do Município. Recebemos um lote menor do que o esperado, iniciaremos a campanha com o que temos e aguardamos a chegada de mais vacinas”, explicou Luciano

Somente iniciaremos uma nova fase depois de concluir a imunização de todos pinheirenses que se enquadram em cada etapa, vamos concluir a 1ª fase para podermos iniciar a 2ª, sabemos que todos estão ansiosos para receber a sua dose, mas precisamos respeitar as etapas e priorizar aqueles que são mais vulneráveis ao vírus,” destacou Saulo Galvão, coordenador municipal de imunização.

As vacinas foram produzidas pelo Instituto Butantan e enviadas ao Maranhão pelo Ministério da Saúde e à Pinheiro pelo Governo do Estado do Maranhão, o Estado já havia enviado um carregamento com agulhas e seringas, insumos necessários para a aplicação da vacina. A corrida contra o tempo continua, todos querem imunizar o maior número de pessoas no menor espaço de tempo. Para isso a prefeitura de Pinheiro atenderá em pontos estratégicos e contará com sistema de drive-thru, onde os idosos não precisarão sair do carro para receber a aplicação da vacina.

A cidade de Pinheiro tem sido pioneira nas decisões relativas ao combate a pandemia do novo coronavírus e mais uma vez sai na frente, sendo a primeira cidade da baixada a iniciar a campanha de imunização.

Via vandoval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo