Conhecimento técnico é um grande entrave para que a agricultura se desenvolva no município de Maracaçumé. Para sanar esse problema a prefeitura de Maracaçumé firmou uma parceria com a Associação da Casa familiar Rural em Zé Doca para formar jovens em Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio.

O curso é totalmente gratuito. O aluno pagará apenas uma taxa mensal irrisória. A prefeitura irá contribuir com transporte e alimentação. Os alunos selecionados são filhos de agricultores, que trabalham ou vivem na zona rural.

O curso de nível médio/técnico terá duração de 3 anos e será regido pela pedagogia da alternância, com tempo escola e tempo comunidade de 15 dias respectivamente, e atenderão os parâmetros da Educação do Campo. O tempo escola acontece em período integral.

Nesta sexta-feira (19) no prédio da prefeitura de Maracaçumé aconteceu o primeiro encontro desses jovens selecionados juntamente com os pais ou responsável para sanar todas as dúvidas acerca do curso.

A Secretária de agricultura Franciangela e a subsecretaria Maria Clara deram todos os detalhes e tiraram as dúvidas de pais e alunos de como se dará todo o processo curso e as regras da casa. O secretário de administração, Francisco Arnaldo, confirmou a parceria da prefeitura durante a jornada de 3 anos. 

Para o prefeito Tio Gal esse curso vai fortalecer a agricultura do município: “Tenho certeza que a formação desses jovens vai trazer conhecimento e desenvolvimento para a agricultura do município e fortalecer a produção local através de práticas avançadas que esses futuros Técnicos em Agropecuária irão adquirir no curso e aplicar nas propriedades familiares” disse.