24 de fev. de 2021

Flordelis é afastada do cargo de deputada federal.



Em votação unânime, decisão da Justiça foi definida em audiência virtual realizada nesta terça-feira.
Flordelis é acusada de ser mandante do assassinato do marido e pastor Anderson do Carmo

Rio - Por unanimidade, Flordelis dos Santos de Souza (PSD) do cargo de deputada federal na tarde desta terça-feira (23). O julgamento foi realizado na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio por videoconferência. A decisão, que passará pelo plenário da Câmara dos Deputados para que decidir se será mantida, é para que a parlamentar fique afastada de qualquer função pública até seu julgamento em processo. Flordelis é acusada de ser mandante morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, assassinado em junho de 2019.

Além do relator do processo na 2ª Câmara Criminal, desembargador Celso Ferreira Filho, votaram a favor do afastamento da parlamentar o desembargador Antonio José Ferreira de Carvalho e a desembargadora Kátia Maria Amaral Jangutta.

"Inicialmente é de se assinalar ser irrefutável que a condição de parlamentar federal que ostenta, no momento, a ora recorrida, lhe proporciona uma situação vantajosa em relação aos demais corréus da ação penal originária. Tanto assim, que não foi ela levada ao cárcere. Inquestionável, também, que o poder político, administrativo e econômico da ora recorrida lhe assegura a utilização dos mais diversos meios, a fim de fazer prevalecer a sua tese defensiva", afirmou Celso Ferreira Filho ao iniciar seu voto.
O desembargador afirmou que as ações da deputada citadas nos autos do processo podem significar interferência na apuração da verdade dos fatos.

“Veja-se que nas redes sociais há evidências de diálogos indicativos do poder de intimidação e de persuasão que a ora recorrida exerce sobre testemunhas e corréus. Igualmente, não há dúvidas de que, pela função que exerce, possui ela meios e modos de acessar informações e sistemas, diante dos relacionamentos que mantém em virtude da função parlamentar”, completou.
PUBLICIDADE

INDICADAS PARA VOCÊ
Flordelis reafirma que todos sabiam do plano para matar seu marido
Filha biológica de Flordelis confessa que jogou celulares no mar
Flordelis promove 'Santa Ceia' para comemorar aniversário
O advogado Ângelo Máximo, que representa a família do pastor Anderson, também defendeu o afastamento, sob alegação de que Flordelis atrapalhou as investigações do caso.

"A todo o momento ela se valia do cargo para agir, inclusive coagir testemunhas. Fica claro o uso do cargo, o uso da máquina, da função pública para se esquivar da responsabilidade de ser mandante do crime. Ela tinha a sensação plena de que não poderia ser presa, mas agora as coisas vão mudar. Agora ela é uma ré como qualquer outra, passível até de prisão preventiva. Ela não vai mais poder turbar o processo e não poderá escorar no cargo. A justiça está sendo feita", afirmou Ângelo Máximo, que também participou do julgamento e fez uma sustentação oral pedindo o afastamento de Flordelis.

O julgamento realizado nesta terça-feira deu-se após o promotor Carlos Gustavo Coelho de Andrade recorreu ao Tribunal de Justiça após a juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, ter negado seu pedido para afastar Flordelis de suas funções. A solicitação foi feita pelo promotor no processo criminal respondido pela deputada.
Além do afastamento do cargo, Flordelis e mais 10 acusados, entre filhos naturais e adotivos, aguardam a decisão da 3ª Vara Criminal de Niterói para saber se irão a júri popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo