26 de fev. de 2021

O IEMA é uma das grandes conquistas do Maranhão, afirma novo reitor Alex Oliveira

 



Em cerimônia realizada na quinta-feira (25), no Palácio dos Leões, o professor doutor Alex Oliveira de Souza foi empossado pelo vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, como novo reitor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O professor Alex Oliveira tem vasta experiência na produção científica e demonstrou excelente capacidade de gestão quando esteve à frente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).

“O IEMA é uma das grandes conquistas do governador Flávio Dino e do Maranhão, por ser essa rede importante de educação profissional e por estar articulado com o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. É uma grande porta aberta de oportunidades para a nossa juventude, que pode desfrutar de 25 Unidades Plenas e 25 Unidades Vocacionais para construir um novo futuro, um novo projeto de vida para eles e para suas famílias. Então, é uma grande oportunidade para o Maranhão, é uma grande oportunidade para a minha pessoa, também, enquanto professor da Universidade Estadual do Maranhão, poder participar desse processo, juntamente com toda equipe de professores, técnicos e alunos que fazem o IEMA e a Secretaria de Educação do Maranhão”, declarou o reitor Alex Oliveira de Souza.

O vice-governador Carlos Brandão destacou a trajetória vencedora do professor Alex Oliveira, principalmente durante o período que esteve à frente da Fapema, e ressaltou que o professor dará grande contribuição para a educação do Maranhão no comando do IEMA.

“Estamos dando posse ao novo reitor do IEMA, dr. Alex Oliveira, uma pessoa que já trabalhou no Governo, foi presidente da Fapema, um órgão importante para o Estado, e deu uma grande contribuição na área científica, tecnológica e da pesquisa. Eu não tenho dúvidas de que ele está preparado para ocupar essa nova função. O IEMA vem colocando a educação mais próxima da população, principalmente a de baixa renda que precisava se deslocar para grandes centros. A gente fica feliz pelo dr. Alex está assumindo e, com a sua competência, dará continuidade a esse belo trabalho”, expressou.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, expressou otimismo com a posse do novo reitor, Alex Oliveira de Souza, e acredita que a vasta experiência do professor dará continuidade ao processo educacional promovido pelos IEMAs, que tem ofertado educação de qualidade para a população.

“Expectativa altamente positiva. O professor doutor Alex Oliveira, além de ser um professor gabaritado, experimentado, com alta produção científica, já demonstrou sua capacidade de gestão à frente da Fapema e hoje vem compor conosco o time da educação do governo Flávio Dino. Os IEMAs estão em franca expansão e tenho certeza de que será um grande reforço para a nossa equipe. Nós iremos sob o comando do governador Flávio Dino e do vice-governador Carlos Brandão oferecer e ofertar uma educação pública de qualidade e responsabilidade social”, destacou.

O professor Alex Oliveira de Souza construiu um vasto currículo ao longo de sua trajetória: doutor em Urbanismo pela Universidade Paris Est (2010); mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2000); arquiteto e urbanista pela Universidade Federal da Paraíba (1993); e técnico em edificações pela Escola Técnica Federal da Paraíba.

Exerceu, também, as funções de: diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (2015-2019); conselheiro federal suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (2015-2017); coordenador do Atelier Internacional de Criação Urbana EQUINOX com Brasil, França e Itália (2009-2014); membro titular do Conselho Estadual das Cidades do Maranhão (2014); chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (2008-2012); coordenador local do Doutorado Interinstitucional em Urbanismo – UFRJ/UEMA (2009-2011).

Alex Oliveira de Souza exerceu ainda as funções de: professor substituto de Ensino e Pesquisa da Universidade de Paris-Est (2006-2007); diretor do Curso de Arquitetura e Urbanismo- UEMA (2001-2002); coordenador local do Mestrado Interinstitucional em Desenvolvimento Urbano UFPE/UEMA (1999-2000); diretor da Divisão de Conservação e Restauro do DPHAP-MA (1995-1996).

Atualmente, é professor adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão (desde 1995), no Curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (desde 2014). É conselheiro estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (2021) e reitor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo