26 de fev. de 2021

Secretário de Saúde acredita que variante mais perigosa do CORONAVÍRUS já esteja matando em Codó

 Via Acelio trindade

Em cinco dias (entre 20 e 25 de fevereiro de 2021) ,  7 mortes por complicações da Covid-19 foram registradas pelo Hospital Geral Municipal. Desde abril do ano passado, não se registrava um número tão alto em tão pouco tempo.

A gravidade com que as pessoas estão chegando ao hospital e a velocidade com que o quadro clínico tem evoluído para a morte deixou a Secretaria Municipal de Saúde em alerta  que já pensa na circulação de uma variante do Coronavírus mais grave aqui no município de Codó.

 “Nós não temos exame pra poder provar isso, mas nós acreditamos pelo comportamento de óbito que é uma coisa exagerada, levando em consideração o tempo, pela essa quantidade de óbito, nós acreditamos que Codó possa estar com a variante da COVID-19 que esse já está bem documentando que a variante da COVID-19 ela possui transmissividade maior, letalidade maior e leva estes pacientes a óbito de forma muito mais rápida, levando o padrão normal que tinha o vírus antes dessa mutação”, afirmou Dr. Mário Braga na manhã desta sexta-feira.

Todos os 10 leitos da UTI do Hospital agora são exclusivos para COVID-19, a ocupação tem chegado a  80% nos últimos dias, daí a urgência do município em pedir ajuda para tirar esta dúvida sobre a circulação desta nova variante.

“por que isso é importante? Porque somente as universidade e os laboratórios de referência, LACEN, FIOCRUZ assim como as universidades que pode ser a UFMA ou a UEMA pra fazer o estudo imunosorológico se esse vírus, realmente, que tá circulando em Codó seja só a covid-19 como tínhamos anteriormente ou se é uma variante”, frisou Braga

Enquanto isso, o prefeito da cidade vai tentando diminuir aglomerações por meio de um decreto já em vigor e, claro, apelando para a conscientização das pessoas que ainda não se deram conta da gravidade deste novo momento.

 “Nossa preocupação maior é com essa contaminação, essa aglomeração na cidade, nós já baixamos um decreto pra realmente coibir essa aglomeração,  eu espero que a população participe, colabore evitando as aglomerações, usando  máscara, evitando sair de casa sem necessidade”, o mais importante ter a consciência que essa doença é grave, que essa doença mata”, destacou Dr. José Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo