16 de mar. de 2021

Mais de 6 mil pessoas participam do primeiro dia de Webinários do Pacto para tratar sobre a Busca Ativa

 


Dirigentes municipais de Educação, equipes técnicas das secretarias municipais de Educação, coordenadores pedagógicos e professores das redes públicas de educação municipais e estaduais do Maranhão participaram, nesta terça-feira (16), do webinário sobre o tema “Busca Ativa Escolar na garantia integral de direitos. Mais de 6 mil pessoas assistiram ao debate simultaneamente. O evento segue amanhã (17), com a temática “Busca Ativa Escolar em crises e emergências”. A transmissão do evento ocorre no canal do YouTube da Seduc e seguirá até amanhã.

A ação faz parte do ciclo de webinários do Pacto pela Aprendizagem, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão (UNDIME-MA). Muitos participantes elogiaram a iniciativa durante a transmissão do evento, como Luzeni Ferreira e Elzirene Diniz Costa.

“Assistir e participar desse webinário é com certeza de grande valia para melhorar o meu trabalho”, ressaltou Luzeni. A satisfação de Elzirene pela realização do webinário também foi evidente. “Estou muito feliz com as informações aqui repassadas. A Seduc está de parabéns”, destacou.

O Webinário contou com a participação da secretária Adjunta de Gestão da Rede do Ensino e da Aprendizagem, Nádya Dutra; especialista Nacional em Busca Ativa do UNICEF, Daniella Rocha; do especialista em Educação e Proteção à Criança do UNICEF, Ângelo Damas; e do oficial de Educação do UNICEF, Sidney Vasconcelos.

O encontro teve ainda a participação do superintendente de Planejamento da Rede e Regime de Colaboração, João Paulo Mendes de Lima; presidente da UNDIME-MA e Secretário Municipal de Educação de Poção de Pedra, Marcony Pinheiro; além das intérpretes de LIBRAS, Valéria Carvalho, Adriana Azevedo e Marianne Machado.

O Webinário fez uma abordagem sobre a Busca Ativa Escolar na garantia integral de direitos, as causas da exclusão escolar, o fortalecimento da intersetorialidade municipal, o trabalho articulado dos órgãos e instituições locais que protegem os direitos das crianças e adolescentes, a importância do regime de colaboração na política compartilhada de educação, e os exemplos dos municípios de Lima Campos e Imperatriz.

A secretária Nádya Dutra destacou a importância dos Webinários promovidos pela Seduc para auxiliar no acompanhamento de estudantes que se encontram fora da escola ou em risco de evasão, principalmente neste momento de pandemia causado pelo coronavírus.

“A realização dos ciclos de webinários com os municípios tem contribuindo significativamente com a formação das equipes de implantação da Busca Ativa Escolar, especialmente dos novos gestores públicos e no cenário de pandemia. Atualmente, temos 100% de (re)adesão à Busca Ativa Escolar, que é fruto de um trabalho exitoso realizado pela SEDUC, em parceria com a UNDIME do Maranhão e com a participação ativa dos municípios. Neste momento, precisamos intensificar essas ações a fim de garantir o retorno de meninos e meninas à escola, seja no formato remoto ou híbrido”, pontuou.

Nesse contexto, a parceria UNICEF e SEDUC-MA, na formação online de centenas de educadores maranhenses, promovidas no âmbito do Pacto pela Aprendizagem, apresenta informações importantes. “Essas atividades fortalecem o trabalho integrado de todos os serviços e equipamentos que integram o Sistema de Garantia de Direitos nos municípios, para que seja realmente efetivo o direito de meninos e meninas a se manter na escola e aprender”, afirmou Ângelo Damas.

Amanhã, o debate ocorrerá sobre a Busca Ativa Escolar em crises e emergências, adaptada ao contexto da pandemia, para que estados e municípios possam enfrentar o abandono e evasão escolar agravados pelo coronavírus; a reabertura segura das escolas, entre outros assuntos.

Busca Ativa e CEE – MA

Na semana passada, o Conselho Estadual de Educação (CEE-MA) aprovou a Resolução Nº 060/2021 – CEE/MA, que estabelece orientações para o Fluxo Contínuo de Matrículas e procedimentos administrativos e pedagógicos às instituições de Educação Básica pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino do Maranhão, tento em vista a Busca Ativa Escolar.

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo