8 de mar. de 2021

Núcleo Socioemocional da Seduc lança o Projeto ‘Escuta Solidária’

 



Oportunizar aos jovens estudantes das escolas estaduais de tempo integral um espaço para externar como tem sido a experiência de seguir com a vida e atividades do cotidiano frente ao cenário de pandemia pelo qual o mundo passa. Esse é um dos objetivos do Projeto ‘Escuta Solidária’, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Núcleo Socioemocional.

O Núcleo Socioemocional, criado desde 2020, é composto atualmente por uma equipe multidisciplinar que conta com psicóloga, assistente social e fisioterapeuta, e visa contribuir com a formação e o desenvolvimento dos estudantes das escolas de tempo integral, propondo um modelo de integração entre as habilidades cognitivas e socioemocionais, baseado na proposta de ‘Educação para o século XXI’, que é contemplada pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Desta forma, o ‘Escuta Solidária’ nasceu dentro do Núcleo.

A coordenadora e psicóloga do Núcleo, Farlanni Nizete, conta, ainda, que a ideia do projeto surgiu por meio da percepção dos membros do Núcleo, relatos, estudos e até mesmo conversas entre colegas da própria Seduc, que entendem a importância de preservar o bem-estar diante das demandas e rotinas de estudos dos alunos, alinhado à perspectiva de enfrentamento à Covid-19, que continua sendo um desafio para toda a sociedade.

“Para encarar a situação da melhor maneira possível é importante o autocuidado. Cuidar de si também é uma forma de cuidar do outro. Precisamos refletir e compreender sobre os impactos da pandemia na saúde emocional. E dessa forma, o Núcleo busca acompanhar, fortalecer e auxiliar as escolas, desenvolvendo atividades que estejam diretamente ligadas às competências socioemocionais, por meio de ações direcionadas a uma perspectiva pedagógica e preventiva, no intuito de melhorar o gerenciamento dessas questões e trazendo, ainda, um olhar humanizado e consciente sobre a melhor forma de abordar as demandas apresentadas nas escolas”, afirma Farlanni Nizete.

A coordenadora também explica que uma forma encontrada pelos membros do Núcleo para que os estudantes externassem suas experiências, foi através de vídeos gravados pelos próprios jovens, com tempo de 1 a 2 minutos de duração. Esse material é enviado à Coordenação do Projeto, através de aplicativo de mensagens, e posteriormente editado e publicado nas redes sociais da Seduc, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Secretaria.

“Nos vídeos, eles contam como foi e/ou está sendo sua experiência diante da pandemia e quais meios usados por eles para equilibrar ou melhorar as questões socioemocionais diante das circunstâncias vivenciadas nesse período. Percebemos que dessa forma os adolescentes podem estar motivando, compartilhando e trocando experiência com outros jovens através das redes sociais”, complementa a coordenadora e psicóloga.

Com o slogan ‘Fale você também!’, o Projeto envolve o empenho do Núcleo Socioemocional e estudantes da rede de tempo integral das escolas maranhenses, e desde a sua criação já recebeu cerca de oito vídeos gravados pelos jovens, estando aberto à participação de estudantes de todo o estado.

Jovens como o Márlio de Brito Pinheiro, egresso do Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa e protagonista do primeiro vídeo divulgado pelo ‘Escuta Solidária’, que foi ao ar em fevereiro desse ano.

“Em meio a essa pandemia pelo qual estamos passando, tornou-se, ainda mais preciso pôr em prática o exercício da empatia, olhar o outro de uma forma mais acolhedora, praticar a escuta, e é isso que o ‘Escuta Solidária’ tem realizado. Por meio desse Projeto posso compartilhar com outros alunos fatos do meu dia a dia, reflexões e até dicas para manter o foco nessa nova forma de ensino remoto. E não só eu, mas todos os alunos da rede integral do Maranhão”, afirma o estudante.

“Me sinto, de fato, acolhido, e tenho ainda mais certeza de que estou no caminho certo para a realização do meu Projeto de Vida!”, concluiu Márlio Pinheiro.

Para assistir aos vídeos dos estudantes participantes do ‘Escuta Solidária’ e conhecer um pouco mais sobre o Projeto, basta acessar as redes sociais da Seduc.

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo