14 de mar. de 2021

NUNES FREIRE - Josimar da Serraria prestigia entrega de certificados de capacitação realizada pelo SENAR

 

O Prefeito Josimar da Serraria participou, nesta quarta-feira, 10, da solenidade de entrega dos certificados do curso de capacitação realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) com a parceria da prefeitura, por meio da Secretaria de Municipal Agricultura.

Participaram da capacitação agricultores do município, agentes comunitários de saúde e outras pessoas da comunidade. Os cursos ofertados pelo Senar foram gotejamento, primeiros socorros, saúde da mulher, hortaliças folhosas, entre outros.

O secretário municipal de agricultura, Rubens Araújo detalhou o trabalho de capacitação desenvolvido pelos técnicos do Senar: “a capacitação teve aulas teóricas e práticas. No caso dos agricultores, as aulas práticas tiveram como laboratórios as terras dos próprios agricultores. Já os agentes comunitários de saúde tiveram orientações para primeiros socorros e outros procedimentos para atendimento de emergência. Foi uma capacitação muito proveitosa. Marca um momento memorável e importante, porque estamos adquirindo conhecimento para aplicação em favor da comunidade”, disse o secretário.

Para Maria Domingas dos Santos, que é agente comunitária da saúde, e participou do curso de primeiros socorros, a experiência foi satisfatória. “para mim, que sou agente comunitária, foi muito produtivo e estimulante. Posso utilizar o conhecimento adquirido para o meu trabalho como agente. Queremos cada vez mais cursos como esse, que geram conhecimento para nós da comunidade. Parabéns para a prefeitura pela iniciativa da parceria”, disse Maria Domingas.

O produtor Carlério Sousa já trabalha com reflorestamento, tanto com plantas nativas, quanto com plantas frutíferas, e desenvolveu a experiência de um viveiro de mudas. As mudas são comercializadas para as áreas de assentamento. Para ele o conhecimento adquirido e o certificado representam o sucesso do seu negócio:

“Muito gratificante, a capacitação. Eu já tinha a prática, mas faltava o acabamento que era o conhecimento teórico. Além disso, o certificado comprova para os clientes que eu tenho a qualificação”, constatou o produtor.

O produtor José Carlos Oliveira considerou a capacitação uma iniciativa estratégica:

“A capacitação é uma estratégia para desenvolver a agricultura, melhorando o sistema de produção e gerando renda. Nós temos um potencial muito grande em nossa região: muita água, muita terra, e gente pra plantar…então, nos faltava o conhecimento. O prefeito Josimar está no caminho certo em investir no produtor rural de Governador Nunes Freire, para que ele caminhe com as próprias pernas”, destacou o agricultor.

O prefeito Josimar da Serraria lembrou que desenvolver a agricultura é uma das metas do Governo de Transformação: “quando assumimos a prefeitura sabíamos das dificuldades. E hoje já estamos entregando certificados de capacitação para produtores rurais, agentes de saúde e outros. Um homem só cresce com conhecimento. Por isso o governo municipal tem dado total apoio para a realização dos cursos. Tenho certeza de que estamos no rumo certo. O Rumo da transformação”, ressaltou o gestor. Via Marcos leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo