A Prefeitura de Maracaçumé realizou nesta sexta-feira (19) no hospital Municipal o março Lilás, um importante movimento de sensibilização do público feminino sobre a importância da prevenção do câncer de colo do útero. Confira em detalhes o evento em vídeo.

Para evitar aglomeração o evento foi reduzido e todas as medidas de prevenção contra a covid-19 foram tomadas como uso constante de álcool em gel e a utilização de máscaras de proteção.

Foram oferecidos consultas e exames as participantes. As mulheres puderam realizar o transvaginal. O exame serve para diagnosticar possíveis cistos, infecções, gravidez e câncer, que podem se tornar casos graves se não diagnosticados previamente. Além de consultas médicas.

O prefeito Tio Gal e a primeira dama Dayane Lima estiveram no local prestigiando o momento e entregando pequenos mimos de lembrança: “Prestigiei o momento ao lado da primeira dama Dayane Lima, de maneira rápida, para encorajar as mulheres a se cuidarem cada vez mais, porque um diagnóstico precoce garante chances reais de cura”. Disse. A diretora do hospital Luana Melo afirmou que os planos era realizar um evento maior, mas devido ao aumento dos casos de covid-19 o evento foi alterado e será realizado durante toda semana nos postos de saúde: “Queríamos fazer um evento grande, mas, infelizmente, pela situação que estamos vivendo vamos começar pelo hospital e o evento seguirá nos postos de saúde durante a semana.

Ela também falou sobre a valor do Março Lilás para as mulheres: “O Março Lilás é muito importante, pois sensibilizar as mulheres sobre a importância de fazer os exames preventivo e outros solicitados pelos médicos. Um diagnóstico precoce garante cura, principalmente do câncer de colo de útero, se detectado no início”. Esclareceu.  

O evento segue acontecendo na próxima semana nos postos de Maracaçumé. Onde continuarão sendo oferecidos informação e serviços para o cuidado da mulher.






Via Renato Costa