A Prefeitura de Maracaçumé, através da secretaria de saúde, vem realizando diversas ações de combate a leishmaniose Visceral (popular calazar) que tem se alastrado no município, inclusive causando morte.

A doença é transmitida através da fêmea do mosquito palha que pica os animais contaminados, principalmente cachorros, e passam o protozoário Leishmania ao homem.

Uma das ações que tem sido realizado pela vigilância sanitária é a retirada de animais doentes das ruas para fazer testagem laboratorial.

Outra ação que está acontecendo é a captura da fêmea do mosquito palha em diversos pontos da cidade para fazer análise em laboratório dessas amostras para averiguar a real situação do problema no município.



A regional de Zé Doca envio um profissional para fazer todo processo de captura com auxílio de técnicos da vigilância sanitária. As armadilhas são postas ao entardecer e recolhido nas primeiras horas da manhã.

Segundo o secretário de saúde, Antonio do Gonçalo, até sexta-feira (09) o trabalho de captura do mosquito está concluído: “Estamos finalizado os trabalhos de captura do mosquito até sexta-feira. E vamos aguardar os resultados para tomar as devidas providencias através da secretária de estado da saúde. Quero agradecer ao prefeito Tio Gal que tem apoiando todo esforço das equipes na luta pra vencer essa doença que tem contaminado várias pessoas no município” disse.

Os casos confirmados da doença, em humanos, estão sendo acompanhado de perto pela SEMUS que tem tomado todas as providencias. O diagnóstico e o tratamento precoce evitam o agravamento da doença, que pode ser fatal se não for tratada.