14 de abr. de 2021

SEDUC lança primeiro livro infantojuvenil em Libras produzido no estado do Maranhão

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio do seu Centro de Ensino e Apoio a Pessoa com Surdez (CAS/MA) lançou no dia 19 de março o primeiro e-book em Libras para crianças e jovens surdos produzido no estado do Maranhão. A obra é trilíngue (Libras, Português e Inglês) contendo lindas e instrutivas ilustrações feitas pelo ilustrador surdo Fábio Selani em homenagem ao líder surdo Telasco Pereira Filho (Ex-gestor do CAS/MA). A Seduc contou com a parceria e apoio das entidades maranhenses Dupla Criação e Guarnicê Produções responsáveis pela produção do curta metragem em 2D “A pequena história da lenda de Ana Jansen”, o qual foi traduzido e adaptado, resultando no e-book.

Devido o enfrentamento em meio à pandemia e a atual conjuntura da COVID-19, o lançamento foi realizado por transmissão online ao vivo (Live), por intermédio do canal Oficial do CAS/MA pela plataforma do YouTube, e foi promovida com acessibilidade aos surdos com o apoio dos intérpretes de Libras Luinaldo Soares, Silvia Rodrigues e Georgelya Montalvane. O evento foi presidido pela professora Roselane Martins e contou com a participação do supervisor de modalidades e diversidades educacionais, professor Josenilson da Costa representando o Secretário de Educação Felipe Camarão. A cerimonia estava repleto de ilustres participantes, com a abertura realizada pela gestora geral do CAS Vanessa Coelho, ocorreu logo após as apresentações de todas as ações organizadas pelo projeto responsável na produção da obra trilíngue. O projeto intitulado “Escreva em Libras Maranhão” coordenado pelo professor Rubens Almeida obteve apoio de muitas pessoas altruístas, generosas e talentosas que usaram de seu tempo e habilidades para alcançar o objetivo de tornar “A lenda e as histórias de Ana Jansen” acessível. Muitas dessas pessoas participaram da live, com seus depoimentos e agradecimentos.

Embora a cerimônia tenha sido para lançar o e-book, seu principal objetivo foi sem dúvida prestar homenagem póstuma ao grande líder surdo das comunidades carioca e maranhense de surdos — Telasco Pereira Filho. A obra foi criada com esse objetivo também, visto que Telasco ressurge na forma de desenhos apresentando por meio da Libras (modalidade escrita – sistema SignWriting) “A lenda e as histórias de Ana Jansen”.

O evento teve seu clímax durante a participação do Prof. Dr. Gustavo Pereira da Costa (Reitor da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA) que substituiu sua mãe Srª Sylvia Mª Pereira da Costa como representante da família do homenageado. O momento que marcou o evento foi a sua garantia de que a obra até então no formato digital se tornaria física, com a impressão de 1.0000 (mil) cópias do livro, visando suprir as bibliotecas das escolas bilingues do Maranhão, da UEMA e demais escolas inclusivas por meio da gráfica da UEMA, com a condição de que o Sr. Secretário Felipe Camarão realize a tão aguardada reforma em prol do CAS/MA.

Por fim, a live encerrou com depoimentos de surdos de grande notoriedade na sociedade maranhense e de outros estados brasileiros, e emocionou a todos com o desfecho de uma linda homenagem a Telasco por meio de um videoclipe com saudosas recordações na forma de registros fotográficos da trajetória desse grande líder.

 

O e-book pode ser baixado gratuitamente pelos sites:

https://www.livroemlibras.tk/início

https://www.signwriting.org/

 

A Live pode ser assistida no canal do CAS/MA pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=bfDJI4BVOmU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo