22 de abr. de 2021

Seduc reforma Educandário Manoel da Conceição Pinheiro Sobrinho que funciona em Associação, no Bairro de Fátima


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregou, na manhã desta quarta-feira (21), a reforma da Associação Carente São Benedito, localizado no Bairro de Fátima, onde funciona o Educandário Manoel da Conceição Pinheiro Sobrinho. O espaço que há 34 anos presta serviços para a comunidade, atualmente atende 310 crianças e 120 idosos.


Pelo espaço já passaram centenas de crianças e idosos, com a oferta de educação infantil, cursos profissionalizantes e técnicos, em parceria com o Senac e Senai, além de prestar atendimento a adolescentes e idosos da comunidade. A reforma da Associação Carente São Benedito integra um conjunto de obras educacionais, que serão inauguradas neste mês de abril, pelo Governo do Maranhão. Ao todo, serão entregues 24 equipamentos construídos ou reformados, em diversos municípios maranhenses, na próxima quarta-feira (28), em comemoração ao Dia da Educação.


Para a presidente da Associação e líder comunitária, Andrelina Joana, popularmente conhecida na região como mãe Andrelina, devido ao seu trabalho social, o momento é de muita alegria e satisfação por olhar o espaço que acolhe tantas pessoas, reformado. “É uma alegria do tamanho do mundo, quero agradecer a Deus, ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão, que nos deram essa alegria. Nós não temos palavras para expressar nosso sentimento com essa revitalização. É um sonho realizado”, destacou a liderança comunitária.


A gratidão é o sentimento compartilhado por todos, como expressa o vice-presidente da associação, José Evangelista. “O que a gente sente nesse momento, quando recebemos uma estrutura dessa toda revitalizada, é gratidão. Gratidão por ter esse patrimônio daqui da comunidade. Toda a comunidade, quando passa próximo da associação, a admira. Isso nos traz uma satisfação, porque demostra que ela é desejada, tem um nome na comunidade. Queremos dizer ao governador e ao secretário que nosso sentimento é de gratidão, pela obra na comunidade”, reforçou.


“Eu já estudei, aqui é muito bom, a aprendizagem é muito boa. E hoje quando eu passei por aqui, eu me lembro de quando estudei. Sinto muito carinho por todos daqui, pois foi o melhor colégio que eu estudei. Que todos que estudem aqui possam ser alguém na vida”, declarou Diane Santos, de 12 anos, que há 3 anos estudou no Educandário.


Luzia Passos é professora de Língua Inglesa, do Iema de Viana, e relembra seu passado, quando ela tinha 8 anos e estudou no educandário. “Passei pela associação quando eu tinha 8 anos de idade e esse espaço tem uma grande importância na minha vida. Eu vou sempre levar esse espaço e as pessoas que aqui trabalham como a minha segunda família. Estudei aqui quando era criança, venho de uma família muito humilde, meu pai é mecânico e minha mãe é lavadora. A tia Andrelina sempre deu suporte para as pessoas que passavam por aqui, sempre dando assistência, atrás de melhorias. Na época, aqui não tinha essa infraestrutura que hoje tem. Foi uma melhoria muito forte, então vemos o quanto ela e as pessoas que aqui trabalham lutaram por isso”, disse Luiza.


O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que há alguns anos ajuda pessoalmente a instituição comunitária, realçou que ficou muito feliz pela parceria institucional, que pôde ser efetivada entre a Seduc e o educandário, que presta um serviço muito relevante para a comunidade do Bairro de Fátima e entorno.


“Hoje é um dia muito feliz, de muita alegria. Uma amizade profunda une a mim e a mãe Andrelina há alguns anos, e agora uma parceria institucional, do Governo do Estado com o Educandário, que possibilitou a reforma desse espaço que tem muito valor e tem um trabalho social importantíssimo para essa comunidade. Como secretário, fico extremamente feliz em poder contribuir e ver este equipamento educacional e social reformado”, concluiu Felipe Camarão.


Vistoria Unidade Iema Tamancão

Também nesta quarta-feira (21), o secretário Felipe Camarão, acompanhado do reitor do Iema, Alex Oliveira, vistoriou a obra da unidade do Iema Vocacioal, localizada no Tamancão, que será inaugurada no próximo dia 28, em cerimônia virtual. Além da obra no prédio histórico, a revitalização está proporcionando o abastecimento de água para toda a comunidade, após 50 anos de espera.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo