17 de mai. de 2021

A Valorização da Docência nas Escolas Estaduais do Maranhão

 


Não é de hoje que o tema “valorização dos professores” é colocado em pauta e destacado pelos mais diversos veículos de comunicação do Brasil. O país é um dos líderes mundiais quando o tema é a desvalorização da carreira docente. Uma contundente reflexão de Paulo Freire diz que, “ninguém pode negar o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho”. Todos almejam uma boa educação, entretanto o jovem do Brasil não sonha em ser professor assim como sonha em ser um médico ou médica.

Sabemos que existe um longo a caminho para percorrer, mas os professores e professoras da rede estadual de ensino do Maranhão têm motivos de sobra para se orgulharem de estarem vivenciando um Governo de Estado que os valorizam em diversos sentidos. O Governo Flávio Dino instituiu o Programa Escola Digna através da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). O Programa representa uma macro política de educação e institucionaliza as ações educativas da Secretaria como política de Estado. Dessa forma, orienta toda a rede escolar e os setores da SEDUC, criando uma unicidade técnica para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, que incluem também as políticas de valorização dos professores. Sempre com o foco no objetivo primordial da Educação, assegurar a aprendizagem dos estudantes.

Durante décadas a categoria dos professores foi penalizada com a falta de diálogo e transparência na concessão de direitos básicos no Estado do Maranhão. A atual gestão, prima pela promoção de ações voltadas para a qualificação e formação dos profissionais, pela gestão democrática das escolas favorecendo a participação dos professores, reajustes salariais e valorização da carreira, estruturação das escolas e o fortalecimento interno da gestão de pessoas através da recém-criada Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas. Desta maneira, articulada e estratégica, é que damos sentido real às menções positivas e recorrentes quando se pesquisa sobre remuneração de professores, obras educacionais e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da educação maranhense nos últimos anos.

Durante a pandemia, buscar compreender e apoiar os professores foi uma preocupação constante da nossa gestão. Desde março de 2020 que estamos mantendo o modelo de ensino 100% remoto e juntamente com cada professor temos buscado manter o vínculo dos estudantes com a escola e suas atividades educacionais. Sabemos que nada substitui à altura a relação professor-aluno em sala de aula, pois além de conteúdos bem ministrados, o olhar próximo, o afeto, o ambiente escolar e a convivência social também educam.

Nos últimos 12 meses, ofertamos curso de formação para professores e professoras da rede para uso das mais modernas tecnologias educacionais, também criamos a Plataforma Gonçalves Dias que abriga vídeo aulas, roteiros e testes de todos os componentes curriculares. Também estamos transmitindo aulas via rádio e por canal aberto via TV Educação. Além disso, distribuímos chips com pacote de dados a estudantes e professores da nossa rede. Mais recentemente, iniciamos a vacinação de todos os profissionais da educação o que nos permite começar a sonhar com o retorno planejado e seguro às aulas, adotando o modelo híbrido, com turmas menores e respeito a todos os protocolos de segurança sanitária.

Estas e outras medidas são ações permanentes de valorização das nossas professoras e professores. Tais medidas reforçam a preocupação em atender parte dos objetivos propostos no Programa Escola Digna, que acima de tudo, visa entregar ao Estado um ensino digno com escolas com ótima infraestrutura e docentes valorizados, ações estas nunca antes vistas no Maranhão.

Danilo Moreira

Thiago Durans

 

Thiago Durans Rodrigues

Secretário Adjunto de Gestão de Pessoas

Danilo Moreira
Professor Licenciado em História
MBA em Gestão Pública
Subsecretário de Estado de Educação do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo