3 de mai. de 2021

Após inaugurar 24 obras educacionais, Governo assina ordens de serviços para reforma de mais 22

 

Vice-governador Carlos Brandão com os secretários de Educação, Felipe Camarão, e Cultura, Anderson Lindoso (Foto: Lauro Vasconcelos)

O Governo do Estado está perto de reformar todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão, além dos investimentos em construção de prédios escolares, bibliotecas e quadras poliesportivas. Somente nesta segunda-feira (3), o vice-governador Carlos Brandão e os secretários de Estado da Educação, Felipe Camarão, e da Cultura, Anderson Lindoso, assinaram, em São Luís, ordens de serviços para a recuperação de 22 equipamentos educacionais, localizados em nove municípios, totalizando cerca de R$ 30 milhões em obras educacionais.

“Somente através da Educação podemos conseguir um melhor futuro para os nossos jovens e alunos. Meninos de origem humilde estão tendo a mesma oportunidade que os filhos dos ricos. As escolas dignas nas regiões mais isoladas darão as mesmas oportunidades que alunos de capital. São muitas ações deste governo em educação que vão desde escolas dignas, escolas profissionalizantes, a qualificação e valorização dos professores. O governo Flávio Dino despertou na sociedade o sentimento de que a Educação é o único caminho para mudança na vida das pessoas”, destacou o vice-governador Carlos Brandão.

A assinatura das ordens de serviço ocorreu no Auditório do Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação Joãosinho Trinta, que ganhou recentemente uma sede própria e foi totalmente reformado. “Escolhemos esse lugar porque está aqui um exemplo da transformação que o governador Flávio Dino está realizando na educação. Agora, esse Núcleo ganhará sua quadra poliesportiva. Pela primeira vez na história um governador concluirá a reforma dos cinco centros de Educação Especial da rede estadual. Ainda esse mês entregaremos mais 12 obras e esse número pode aumentar. E assim o ‘Escola Digna’ segue transformado a vida das pessoas”, anunciou o secretário Felipe Camarão.

O secretário de Cultura, Anderson Lindoso lembrou que essas obras que iniciarão nessa etapa dão continuidade ao amplo programa Escola Digna, que foi um dos primeiros atos do governador Flávio Dino. “Nessa fase do programa iremos reformar três faróis do saber, dando oportunidade para que nossos jovens da escola e da comunidade tenham acesso ao conhecimento. Hoje estamos dando mais um passo na história do novo Maranhão, com oportunidades, com investimentos feitos em pessoas”, ressaltou.

O secretário de Cidades, deputado federal licenciado Márcio Jerry, também apontou o volume de investimentos do governo em Educação. “Essa é a obra mais estruturante em qualquer parte do mundo. É muito orgulho fazer parte de um governo que se preocupa com o desenvolvimento de seu povo pela educação”, realçou.

Vice-governador Carlos Brandão, secretários Felipe Camarão e Márcio Jerry com a prefeita de Colinas, Valmira Miranda (Foto: Lauro Vasconcelos)

O deputado Federal Juscelino Filho ressaltou que já são mais de mil obras entregues aos maranhenses. “Já participei de muitas dessas entregas como os ônibus escolares aos municípios. Realmente os municípios precisam desses equipamentos importantes para a população e o governo Flávio Dino está fazendo isso”.

Obras

As 22 obras contemplarão: a reforma Farol do Saber Taynara Aguiar, no município de João Lisboa; construção de Escola Digna no Povoado Gaiola Grande, em Presidente Vargas; construção de escola com 8 salas de aula, em Presidente Sarney; reforma do CE Newton Bello, em Lima Campos; reforma do Farol do Saber de Bacabeira, revitalização da Unidade Escolar Pavão Neto, em Santo Amaro; reforma do CE Martinha Menezes e construção de 2 Escolas Dignas, em Colinas; reforma e adequação do CE Almeida Braga, em Luís Domingues.

O município de São Luís receberá o maior volume de obras educacionais: construção de quadra coberta no IEMA Bilíngue; reforma da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís; reforma do CE Coelho Neto; reforma do Centro Administrativo da Seduc (anexo); reforma do Centro de Educação Especial Helena Antipoff; reforma do Centro de Apoio à Pessoa com Surdez (CAS); reforma do CE Salim Braid; reforma da Quadra do Naahs (Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação; reforma CE Haydée Chaves; reforma do prédio do CE PIO XII; reforma Farol do Saber do Anjo da Guarda, e a construção da cobertura da quadra do Educandário Manoel da Conceição Pinheiro Sobrinho.

“Um sonho para a comunidade surda do Maranhão que, pela primeira vez terá seu espaço educacional totalmente reformado. Agora é só aguardar o resultado desse investimento”, avaliou a gestora do CAS, Vanessa Lúcia Nascimento Coelho.

Gestora da Regional São Luís, Eva de Morares, assina OS (Foto: Lauro Vasconcelos)

A prefeita de Colinas, Valmira Miranda, também avaliou a importância das obras educacionais para seu município. “Um dia ímpar em nossas vidas. Todos nós. Estamos recebendo três Escolas Dignas. Uma alegria porque teremos a primeira escola de fundamental e tempo integral na cidade. Agradecemos porque era um pedido de todos os colinenses, um sonho para nós”, disse.

Além dos prefeitos das cidades que serão beneficiadas com as obras, participaram, também, da solenidade de assinaturas de OS, os parlamentares estaduais: Rafael Leitoa, Ana do Gás, Rildo Amaral; Dr. Gonçalo (deputado federal), e os vereadores de São Luís: Tiago Freitas, Paulo Vitor, Marlon Botão, Concita Pinto, Astro de Ogum, Fátima Araújo, Coletivo Nós, e outras autoridades entre secretários municipais e gestores escolares.

O vereador Paulo Vitor, representando a Câmara de São Luís, destacou: “é uma honra vivenciar um novo jeito de fazer educação. Saber que a rede pública oferece uma escola bilíngue, por exemplo, é uma grande satisfação. Tenho fé que essa marca se eternizará. Agradeço ao vice-governador Carlos Brandão por esse marco em nossa cidade”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo