A Prefeitura Municipal de Maracaçumé, através da secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar, realizou nesta terça-feira (18) uma panfletagem para lembrar o “18 de maio” – dia de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O objetivo principal da ação é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A secretária da SEMUS, Daniele Salles, destacou a importância da data: “A campanha Faça Bonito esse ano completou 21 anos de atuação em todo o Brasil. E nunca foi tão necessária como agora, onde os casos de abusos têm aumentado por conta da pandemia pelo fato dos abusadores passarem mais tempo em casa. O 18 de maio vem alertar sobre essa problemática que está dentro dos lares e afeta diretamente nossas crianças e adolescentes” disse.

Além de panfletos entregues aos populares, foi fixado cartazes sobre a campanha nos principais pontos comerciais da cidade.

Vale frisar que qualquer pessoa pode fazer ligação no disque 100 e denunciar abusos contra criança e adolescentes. O anonimato é assegurado.

18 de maio – A data foi determinada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada no dia 18 de maio de 1973.