4 de mai. de 2021

Governo do Maranhão investe no regime de colaboração com os municípios para garantir educação digna e de qualidade

 

Governo do Maranhão investe no regime de colaboração com os municípios para Faróis para iluminar a sabedoria, bibliotecas com acervo que percorre a alma e levam ao desconhecido e inimaginável, escolas que projetam o futuro e transformam vidas. Assim o Maranhão vai construindo a sua história, entregando obras educacionais de todo tipo aos diversos municípios do Estado. Mais de mil obras até o momento já foram entregues, um “ponto fora da curva” diante da crise econômica e sanitária. Parte dessas entregas se deve à união do governo com as prefeituras, que estão de mãos dadas em defesa de uma educação digna para todos.

“Inicialmente agradeço ao governador Flávio Dino e ao secretário de Educação, Felipe Camarão, pela sensibilidade de trazer para o nosso município o Farol do Saber que é de grande importância para os nossos estudantes e para a nossa comunidade. Esse prédio ficou abandonado por muitos anos e pela sensibilidade do Governo do Estado foi recuperado. Reiteramos o nosso agradecimento e a certeza de que o público ganha muito, porque sem dúvida terá condições de adquirir conhecimento e ser competitivo, utilizando o acervo da nossa biblioteca”, agradeceu o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, pelo investimento feito para revitalizar o Farol do Saber Belisário Lisboa.Emilly Cauane estuda no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de Cururupu e toca bombardino na escola de música da cidade. A estudante acredita que o Farol do Saber vai ampliar as possibilidades de conhecimento no município. “Com certeza o município vai ganhar muito com a implantação de uma biblioteca pública, porque a leitura desenvolve a oratória, fortalece os argumentos, amplia os conhecimentos sobre cultura e geografia de outros lugares e, de certa forma, o estudante acaba viajando por meio de um livro”, destacou.


Em Presidente Dutra, a comunidade escolar demonstrou satisfação e alegria depois de receber três importantes equipamentos educacionais, as Escolas Municipais Monteiro Lobato e Gonçalves Dias; e a Creche Professora Francisca Fernandes, que foram todas reformadas, por meio do Regime de colaboração, e trouxeram mais dignidade à população do município.

A gestora geral, da Escola Monteiro Lobato, Maria Gorethe Santos, falou emocionada sobre o antes e o depois da reforma do prédio escolar. A escola oferece o ensino fundamental do 1º ao 5º ano e está pronta para receber seus 300 alunos. Quem olha o prédio escolar após a reforma nem imagina que antes o espaço estava depredado e hoje fica encantado com a transformação.

“Quando cheguei para assumir a gestão da escola e, olhando fisicamente para o espaço, eu me espantei com a estrutura, que estava 100% deteriorada. Os pais, inclusive, sem nenhum entusiasmo para rematricular seus filhos. Hoje, os pais chegam aqui e ficam encantados com a escola. Nós tivemos um número expressivo de alunos que já estava matriculado na rede privada e voltou para casa. O prefeito esteve conosco aqui, junto com o secretário de Estado da Educação, várias vezes, antes e agora, e foi questão de honra para eles fazer essa reforma. Essa parceria, com o Governo do Estado, coroou de êxito tudo isso. Obrigada”, agradeceu.

A reforma da escola Municipal Gonçalves Dias, promovida pelo Governo do Estado, em parceria com a parceria com a prefeitura, trouxe mais dignidade para a comunidade escolar e beneficiará mais de 130 estudantes. Desde a sua fundação, em 1993, o prédio não passava por uma reforma estruturante. “Estou achando maravilhosa essa escola, antes ela era muito acabada, eu achava muito ruim, mas hoje a escola está bonita, boa de estudar. Viva a educação”, comemorou a aluna Lorena Vitória.

Dona Adriana Gomes contou que os dois filhos estudaram na Creche Professora Francisca Fernandes, que acaba de ser reformada. “Diego é meu neto e é o primeiro ano que ele vai estudar aqui. Eu gostei da escola, está tudo mudado, muito lindo. Meus dois filhos estudaram aqui alguns anos atrás e era tudo diferente, era bem mais simples e hoje está muito melhor, os alunos com certeza irão gostar”, relatou.

No município de Coroatá, a comunidade escolar comemorou as entregas de duas importantes obras educacionais, a do Farol do Saber Maria José Ferreira da Cunha Amador, construído ao lado do CE Gregório Pereira da Silva, localizado no Povoado Macaúba; e da Biblioteca Jacimeire Serra da Silva Freire do CE Clodomir Milet, que foi totalmente reformada. A escola fica situada na sede do município. No Povoado Macaúba, Jeanette Ferreira ficou emocionada com a homenagem feita para a sua irmã, a professora Maria Ferreira da Cunha, que deu nome à Biblioteca.

“Agradeço, de maneira especial, ao governador Flávio Dino e ao secretário de Educação, Felipe Camarão, por esta belíssima obra. Eu me sinto muito feliz por ser irmã da Maria José, carinhosamente conhecida como Zezé e que está sendo homenageada de maneira carinhosa. A minha irmã se doou incansavelmente por esse povoado, deu o seu sim, deu o seu sangue e tanto contribuiu para o crescimento deste povoado. Essa homenagem me enche de emoção, obrigada”, expressou.

Na sede do município de Coroatá também houve muita festa. A professora de Língua Portuguesa, Simone Salazar, expressou gratidão pela reforma da Biblioteca. “É fundamental em uma escola ter um espaço como uma biblioteca e para nós, professores, alunos e toda comunidade escolar foi muito gratificante recebermos este local, um espaço que vai proporcionar o gosto pela leitura, onde vamos realizar projetos com os estudantes, para que possam se expressar melhor e ampliar os seus conhecimentos sobre o mundo. A nossa escola Clodomir Milet está de parabéns, por abrigar um espaço como este”, destacou.

Em Montes Altos, na Aldeia Campo Alegre, a comunidade indígena celebrou a entrega da Escola Indígena HÝCPAHEH, construída para substituir uma casinha de palha, sem estrutura para abrigar os estudantes e que agora oferece condições adequadas para a prática do ensino, proporcionando mais dignidade aos índios daquela comunidade. O prefeito da cidade, Domingos França exaltou as ações do governo em prol da educação do Estado.

“É um momento de muita alegria receber esta obra aqui hoje, uma escola digna que beneficiará os nossos irmãos índios e que é de grande importância para a comunidade indígena. O governo do Estado tem feito muito pelo Maranhão e é uma alegria para mim como prefeito participar desse momento”, festejou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo