11 de mai. de 2021

Mensagem do Secretário Felipe camarão à comunidade escolar maranhense

 


O Governo do Maranhão determinou que a imunização dos profissionais da educação contra a Covid-19 fosse prioridade em todo o estado e, desde o último dia 20 de abril, estamos vacinando todos aqueles que a ciência permite, no momento, já que não há vacina aprovada no mundo para pessoas menores de 18 anos. Nesse sentido, priorizamos todos aqueles que compõem a comunidade escolar: professores, funcionários administrativos, merendeiras, zeladores, porteiros, entre outros profissionais da educação. 


Com este sacrifício de colocar os profissionais da educação à frente, inclusive, de outros grupos prioritários, uma vez que com as escolas fechadas a educação foi um dos setores da sociedade mais prejudicados por esta pandemia, chegou a hora tão aguardada por todos de planejarmos nosso retorno - seja híbrido ou presencial - às salas de aulas. 


Temos convicção que até o final de julho todos os profissionais serão vacinados, inclusive com a 2ª dose. De já, retomaremos o diálogo com as comunidades escolares, regionais de educação, sindicato e demais entidades, além das autoridades da saúde, para preparar o retorno seguro, solidário e empático, que obedeça às normas de biossegurança, como a aferição diária da temperatura, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento necessário. 


Precisamos, sim, reabrir nossas escolas, porque a vacina nos permite voltar com mais segurança. Muitas escolas privadas já estão com as aulas ocorrendo de forma híbrida, mas na rede pública a situação é diferente, uma vez que a grande maioria do público em idade escolar está no ensino público, seja na rede estadual ou nas municipais. 


Ressalto que a sociedade tem sofrido com os impactos negativos do fechamento das unidades escolares e, como educadores, precisamos dar nossa parcela de contribuição às famílias maranhenses que nos veem como uma ponte para o futuro.


Agora, com a imunização e com os protocolos devidos, a escola será sim um local seguro, sobretudo em comparação com outros ambientes externos, como shoppings, praias e eventos sociais nos quais as pessoas ficam sem máscara. 


Portanto, o momento requer de todos nós: união, solidariedade e amor ao próximo, pois só assim venceremos os desafios impostos pela Covid-19 e voltaremos a oferecer uma aprendizagem adequada para os estudantes, em um ambiente educativo insubstituível, que é a escola.

 

Felipe Camarão

Secretário de Estado da Educação do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo