19 de mai. de 2021

Seduc, Vale e CIM alinham lançamento do Projeto Trilho da Alfabetização










A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), participou, na manhã desta quarta-feira (19), de reunião de alinhamento para o lançamento do Projeto ‘Trilhos da Alfabetização’, uma parceria entre o órgão estadual, Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), Fundação Vale e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Projeto consiste em apoiar o processo de alfabetização de estudantes, matriculados no Ensino Fundamental, nos 24 municípios maranhenses pertencentes ao CIM, sendo eles: São Luís, Santa Rita, Bacabeira, Anajatuba, Miranda do Norte, Itapecuru Mirim, Arari, Vitória do Mearim, Alto Alegre do Pindaré, Bom Jardim, Igarapé do Meio, Santa Inês, Santa Luzia, Monção, Tufilândia, Pindaré Mirim, Açailândia, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Vila Nova dos Martírios, Cidelândia, Itinga do Maranhão.

A secretária Adjunta de Gestão da Rede do Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra, afirma que é uma satisfação para a Seduc participar do projeto que busca universalizar a educação básica no Maranhão e explica que a Secretaria entrará com o processo de articulação entre os agentes estaduais e municipais para a multiplicação do Projeto nas comunidades escolares pertencentes ao CIM.

“O Programa Escola Digna, o Pacto pela Aprendizagem, são espaços de debate permanente com os municípios para o fortalecimento e consolidação do Regime de Colaboração do Maranhão no sentido de política de educação. Então, para nós, é uma satisfação colaborar com todos aqueles que quiserem seguir discutindo, pensando na alfabetização na idade certa – que é o foco hoje da agenda do Pacto, na relação com os municípios. E, sobretudo, universalizar a educação básica no Maranhão, atendendo às demandas dos estudantes, observando cada sonho, cada canto do território e as particularidades. O Programa Escola Digna sempre vai estar à disposição para essas agendas. Essa é mais uma oportunidade para construir, de fato, uma educação pública de qualidade social no estado”, enfatizou Nádya Dutra.

O CIM, criado em função do modal ferroviário, com foco nos municípios maranhenses que estão ao longo da Estrada de Ferro Carajás, é uma associação que trabalha pelo desenvolvimento social e econômico dos municípios associados em nível multimodal, por meio de orientações sobre recolhimento de tributos municipais, compensações socioeconômicas e ambientais, parcerias e convênios.

A reunião de alinhamento contou ainda com a participação do presidente do CIM e prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Francisco Dantas (Fufuca Dantas); do Assessor da Presidência do CIM, Altemar Lima; do diretor do CIM, Max Andrade; da Relações Institucionais da Vale, Vanessa Tavares; da Gerente de Relações Institucionais da Vale no Maranhão, Giselly Pinto; e da analista de Relações Institucionais da Vale, Joquebede Santos.

“Este é um momento diferenciado. Já sou sócio do CIM há algum tempo e nunca havia participado de um evento desse porte, com essa qualidade, uma reunião que eu espero que floresça e saiam bastantes frutos dela. Hoje a gente consegue discutir os grandes parceiros que são o Estado, a Vale e os municípios do entorno da ferrovia e dessa reunião eu tenho certeza que saíram muitas coisas boas e nas próximas tenho certeza que saíram coisas muito melhores”, disse o presidente Fufuca Dantas.

O lançamento oficial do Projeto ‘Trilhos da Alfabetização’ acontece na próxima terça-feira (25 de maio), a partir das 10h, em cerimônia virtual comandada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, e transmitido pelo canal oficial do Governo do Maranhão no Youtube.

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo