28 de mai. de 2021

Turilândia terá Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Via vandoval

Nesta quinta-feira (27) a Secretária de Saúde do Município de Turilândia, Cristina Oeiras, reuniu-se com gestores de saúde da Regional de Pinheiro e o representante técnico da secretaria de Estado da Saúde, Sr. Marcos Carvalho Dias.

Durante o encontro, foi debatido sobre a solicitação do serviço de atendimento móvel às urgências e emergências – SAMU.  Com resolução de aprovação em mãos, brevemente o Município contará com atendimento composto por uma Ambulância SAMU 192, uma Motolância, e uma Embarcação SAMU 192.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.

O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

  • residências;
  • locais de trabalho;
  • vias públicas.
IMPORTANTE: O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

A Prefeitura de Turilândia está sempre trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento na saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo